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Landing Pages que convertem: atrair mais leads e gerar vendas

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O próximo desafio para quem trabalha com marketing digital é criar landing pages  que convertem para aproveitar todo o tráfego que chega ao site. Se você quer aprender como fazer isso, nós reunimos algumas dicas úteis para te ajudar!

 

Mas antes, o que é uma Landing Page?

 

Landing pages são páginas criadas com o objetivo de converter visitantes em leads, pessoas que podem se tornar um cliente em potencial. Isso é feito a partir da hora que esse visitante fornece os seus dados de contato.

 

Mas o que esse lead recebe quando passa suas informações? Bom, é claro que precisa receber alguma coisa que tenha valor para ele. Por isso, é comum que ganhe gratuitamente um e-book, checklist ou template que resolva algum problema.

 

E antes de chegar na Landing page , o visitante será impactado por alguma forma de divulgação do e-book, contendo link para essa página. Clicando nele, será direcionado para a Landing page.

 

De forma básica, é assim que funciona.

 

Landing pages que convertem: aprenda a criar uma máquina de leads!

 

Feita essa breve introdução, agora vamos mostrar as principais dicas para criar landing pages que convertem e aumentar a base de leads!

 

Atenção na primeira dobra!

 

atencao landing pages

 

Aquilo que a gente vê de cara quando abre um site é chamado de dobra. Esse espaço tem muito valor, já que é o primeiro contato com o visitante.

 

Então, dê um jeito de conquistar a atenção do seu visitante já nessa primeira dobra. Vivemos em um mundo digital onde a atenção está cada vez mais dividida. Por isso, garanta que a sua mensagem não vá perder a atenção do seu usuário para notificações do Whatsapp.

 

Combinação de cores

 

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Já viu como algumas cores combinam bastante quando estão juntas? E isso não é à toa, essas cores naturalmente podem ser complementares ou análogas.Existe uma ferramenta, o Adobe Color, muito eficiente para ajudar na escolha das combinações.

 

Não existe uma regra rígida, mas normalmente as cores complementares (cores opostas no círculo cromático) são bem contrastantes e chamativas. Então, podem ser uma boa opção.

 

Lembre-se também de escolher cores que estejam alinhadas à identidade visual da sua marca ou empresa.

 

Títulos chamativos

 

Você pode até achar bobagem, mas gaste um bom tempo pensando em um título impactante, que chame a atenção do seu visitante. Por ser o primeiro contato, eles podem determinar se o usuário vai fechar ou permanecer na página.

 

É válido já citar o principal benefício que aquela Landing page pode oferecer ou até mesmo os benefícios daquele conteúdo para o público.

 

Use imagens

 

Usar imagens pode ser outra dica valiosa para criar Landing Pages que convertem. Já ouviu dizer que uma imagem vale mais que mil palavras? 

 

Nada mais verdadeiro que isso! Além de deixarem sua página de captura mais visual e chamativa, elas podem complementar melhor seu texto, deixando a informação mais didática e amigável.

 

Vídeos

 

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Se as imagens já causam impacto, você não conhece ainda o potencial dos vídeos! Esse tipo de mídia é o que mais cresce no universo digital e pesquisas apontam que seu uso aumenta em 80% a quantidade de conversões!

 

Você não quer perder essa oportunidade, não é verdade? Mesmo que os primeiros não fiquem bons, é importante ir evoluindo até alcançar resultados incríveis, que cativem a audiência.

 

Campos do formulário

 

É preciso ponderar também a quantidade de campos que seu formulário de captura vai conter. Existem vários na Internet que parecem infinitos! Isso é um grande estímulo para que o usuário perca o interesse e abandone a página.

 

Por isso, na hora de criar landing pages que convertem, encontre um equilíbrio entre as informações que você precisa coletar do público e a quantidade de campos do formulário. Assim, o esforço para preenchê-los será muito menor.

 

Testes A/B

 

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Em time que está ganhando não se mexe certo?

 

ERRADO!

Se você é como nós, que trabalha com marketing digital há um tempo, sabe que as coisas não funcionam bem assim.

 

Criar uma página de vendas ou landing page é só o início do processo. Depois, é preciso acompanhar como andam as interações com sua página e alterar o que for preciso.

 

Pode ser o texto, imagem, vídeos. Tudo depende de como anda a experiência de navegação do seu usuário. De repente, algum ponto planejado ficou confuso para ele e precisa ser alterado.

 

Existem várias ferramentas no mercado que podem ajudar a extrair esses insights, tanto gratuitas como pagas.

 

Monitore a experiência do usuário

 

Como começamos a falar no tópico anterior, é muito importante monitorar a experiência do usuário com suas páginas de captura.

 

Algumas ferramentas literalmente gravam como ocorre a navegação: mostram até onde a página foi rolada, onde o usuário clicou e até se preencheu algum formulário que tenha sido incluído.

 

Outras, são especializadas na construção de Landing Pages e permitem criar variações da mesma página para testar qual dos modelos converte mais.

 

Menos é mais!

 

Esse ditado popular também é certeiro quando a ideia é criar landing pages que convertem. Seja objetivo e mostre ao usuário apenas o essencial!

 

Se for incluir um formulário de cadastro, por exemplo, peça informações que você realmente precisa saber do seu público. Ninguém gosta de preencher formulários sem fim.

 

Não inclua textos em excesso também. Grandes blocos deles desestimulam a leitura e podem impactar a taxa de conversão. Então, agora já sabe: na dúvida, menos é mais!

 

Divulgue

 

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Depois de investir tempo para a criação dos seus materiais ricos, que tal divulgá-los para alcançar mais pessoas?

 

Se já tiver uma base de e-mails, ofereça seu material. Inclua uma seção no seu site, invista em mídia paga, faça parcerias com influenciadores e o que mais sua criatividade mandar!

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Mas, claro, aplique essas e outras estratégias que façam sentido. Caso contrário, sua estratégia de divulgação pode ser vista como spam.

 

Tenha referências

 

Outra boa dica para criar Landing Pages matadoras é, juntamente com todas as nossas outras dicas, buscar referências na própria Internet e ver o que as pessoas andam fazendo. 

 

É bem provável que você encontre boas práticas como as que foram mostradas aqui, mas também técnicas novas que você pode aplicar ao seu negócio, aumentando a base de leads e oportunidades de vendas.

 

Conclusão

 

E essas foram as nossas dicas sobre como criar Landing Pages que convertem. Para recapitular o que foi dito aqui:

 

  1. Chame a atenção do visitante na primeira dobra;
  2. Use combinações de cores harmônicas e chamativas;
  3. Crie títulos atrativos;
  4. Inclua imagens;
  5. Use vídeos;
  6. Crie formulários com a quantidade ideal de campos;
  7. Faça testes;
  8. Monitore a experiência do usuário e tente deixá-la cada vez melhor;
  9. Menos é mais: vá direto ao ponto e seja objetivo;
  10. Divulgue seu trabalho;
  11. Tenha boas referências;

 

Conheça algumas das inúmeras Landing Pages que nós já produzimos:

 

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Se você quer ter uma Landing Page que converta como essas, entre em contato conosco!

 

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