A pandemia do Covid-19 propôs novos hábitos e formas de relacionamento em todos os âmbitos. Os protocolos sanitários foram e são necessários para evitar maiores danos à saúde da população, assim novos costumes foram adotados: trabalho home office, aula online, pedidos de alimentação por aplicativo, pagamento online, entre outros.
O desenvolvimento tecnológico favoreceu positivamente todo este período, contribuindo de maneira significativa na relação comercial. Comerciante e consumidor agilizam compras através do link de pagamento, um facilitador para o empreendedor que tem a garantia de recebimento do valor do produto.
O funcionamento do link de pagamento é prático, seguro e simples. Não é necessário que a compra seja realizada virtualmente, pode ser por telefone e presencial. Com a compra finalizada, o vendedor emite um link para o cliente efetuar o pagamento por Pix, cartão de débito, cartão de crédito à vista ou parcelado.
O link de pagamento pode ser enviado para o cliente através das redes sociais, como: WhatsApp, Messenger, direct e e-mail marketing. Este relacionamento é um ganho para o empreendedor na manutenção de carteira de clientes, favorece o envio periódico de publicidade e propaganda de seus produtos e promoções, impulsionando novas vendas.
Outra vantagem está no sigilo dos dados do comprador: dados pessoais, cartão de débito ou crédito são mantidos protegidos e seguros, já que somente o cliente manipula o meio de pagamento. É confiável também para o vendedor, que tem a garantia do recebimento da venda, sem correr risco de inadimplência.
Desta forma, a compra realizada de forma física, por telefone ou online permite o pagamento através do link. Apenas o cliente digita seus dados no checkout, com liberdade de escolha na forma de pagamento e com segurança.
Outro detalhe está na tecnologia do uso do link de pagamento, que permite determinar quando expira a URL (Localizador Uniforme de Recursos) e quantas vezes poderá ser utilizada, principalmente em promoções de produtos parados no estoque. Além da possibilidade de utilização da carteira de clientes, criada para a divulgação de produtos.
No caso de não finalização do pedido (abandono de carrinho), principalmente no e-commerce, quando o cliente escolhe os produtos e não conclui a compra, o link de pagamento é uma estratégia para recuperar a venda, já que a tecnologia permite a programação de envio de lembrete para o cliente através da rede social, indicada no momento do cadastro, para a conclusão e o devido pagamento em ambiente seguro.
Mesmo com o avanço tecnológico, os pagamentos com a maquininha de cartão, principalmente em lojas físicas, são determinantes para a diminuição de inadimplência, o estabelecimento da boa relação consumidor-vendedor, para alavancar novos negócios e a fidelização do cliente.