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O que é marketing de buscas?

Marketing de Buscas

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Marketing de Buscas

Você sabe o que é o marketing de buscas? Se a resposta é negativa, não se preocupe. Apesar de já ter conquistado o seu espaço na internet, nem todo mundo conhece esse termo e sabe como adequar suas técnicas de marketing à nova realidade do mundo online. Porém, se você quer garantir o sucesso do seu negócio nesse ambiente, é imprescindível que você se familiarize com o tema. 

Então, não deixe de acompanhar esse artigo até o final para entender o que exatamente é o marketing de buscas e como ele pode influenciar positivamente na sua presença digital.

Pronto? Então vamos lá!

 

Marketing de buscas

 

O marketing de buscas é um conceito voltado especificamente para as pesquisas em mecanismos de busca, como é o caso do Yahoo, Bing e, principalmente, o Google.

A premissa para a existência desse tipo de marketing é que o Google se tornou uma grande referência não apenas no mundo dos negócios, mas para a nossa sociedade no geral.

Se queremos saber qual é o maior animal do mundo, pesquisamos no Google. Se queremos saber quais são os projetos em trâmite no governo, pesquisamos no Google. Se queremos comprar um produto, pesquisamos no Google.

Ou seja, muitas das nossas ações começam com uma simples pesquisa!

Com isso, você já pode imaginar o impacto que os mecanismos de busca têm no seu negócio, certo? Então, garantir que você aparece quando os usuários procuram sobre o seu tipo de serviço é imprescindível para construir e fortalecer a sua presença online. 

Felizmente, implantar um plano estratégico de marketing de buscas na sua empresa não é um bicho de sete cabeças. Basicamente, existem duas formas de trabalhar neste conceito:  com links patrocinados ou otimização para mecanismos de busca. 

mecanismos de busca

 

Marketing de buscas pago: o que são os links patrocinados?

 

Você provavelmente já percebeu que os três primeiros resultados de qualquer busca apresentam um fundo amarelinho e são indicados como anúncios, certo? Esses são os famosos links patrocinado.

De forma simples, esses links foram comprados por empresas. Elas escolheram uma boa palavra-chave e, então, investiram um orçamento determinado para que estivessem sempre presentes nas primeiras posições. 

O grande benefício dessa estratégia é que você não precisa batalhar por um bom posicionamento. O seu site estará em destaque durante todo o período da campanha e tem mais chances de conquistar um tráfego mais alto na página. 

Além disso, as campanhas criadas têm alto poder de segmentação. Isso significa que você consegue direcionar a audiência que verá o seu anúncio (que pode ser tanto na pesquisa, como em outros sites).  A segmentação é importante para garantir que o público com maior poder de realizar uma transação com a sua empresa chegue até o site.  

Por último, vale mencionar que as campanhas de links patrocinados também não têm um custo tão alto como as pessoas costumam imaginar. É possível definir o seu próprio orçamento e controlar até mesmo períodos de pausa na campanha, como madrugadas e feriados. Assim, você potencializa o uso do seu dinheiro! 

As campanhas de anúncios são  criadas por meio do Google Adwords . A plataforma é totalmente amigável e fácil de utilizar. Com o tempo, você será um mestre na criação de links patrocinados. 

 

Marketing de buscas orgânico: o que é SEO?

 

Agora que você já conhece o método pago de conquistar o seu espaço no mundo digital, chegou a hora de falarmos sobre otimização para mecanismos de busca. Conhecido como SEO (Search Engine Optimization), esse conjunto de técnicas tem como objetivo facilitar a leitura do seu site pelos robôs do Google. Com isso, ele pode  classificar a sua página como relevante para o cliente final e melhorar a posição na busca. 

Dentre as principais técnicas de SEO, não podemos deixar de citar:

 

Elaboração de conteúdo de qualidade

Quanto mais atual, descritivo, objetivo e coeso for o seu conteúdo, maiores as chances de conseguir boas posições no Google. Os seus textos devem ser capazes de responder às principais dúvidas dos usuários para que a página seja relevante. 

 

Uso de palavras-chave eficientes

 As palavras-chave são os termos de busca utilizados pelos usuários para chegar até a sua página. Elas devem estar presentes nos seus textos de forma natural e sem exageros. Assim, fica mais fácil para o Google classificar o seu conteúdo e mostrá-lo para as pessoas certas.

 

Otimização de imagens

Da mesma forma, é preciso fazer com que esses robôs leiam as imagens inclusas no seu texto. Caso contrário, existe a chance de que a ferramenta classifique a página como conteúdo inadequado. Para isso, invista nas ferramentas de imagem de editores como o WordPress. Ele permite que você inclua legendas e o texto alternativo, ambos muito importantes para SEO. 

 

Uso de links internos e externos

Os  links internos ajudam o Google a perceber que a sua página é repleta de informações . Além disso, eles ajudam a manter o usuário em sua página por mais tempo, diminuindo a taxa de rejeição do seu site. Além disso, conseguir links de outras páginas para a sua ajuda a construir a relevância do seu site. 

Agora que você já sabe o que é marketing de buscas e viu algumas das principais dicas sobre o assunto, chegou a hora de se aprofundar ainda mais no tema. Portanto, não deixe de conferir nossos demais artigos para se tornar um especialista em marketing digital. 

Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Até a próxima! 

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