Confira tendências para o marketing digital em 2022

Marketing Digital em 2022

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Em um ano desafiador, a capacidade de se adaptar e se reinventar será um diferencial. Venha descobrir agora quais são as tendências para o marketing digital em 2022.

Previsões para o futuro são arriscadas. Hoje, os computadores cabem na palma da mão e são praticamente onipresentes, embora, em 1943, Thomas Watson, presidente da IBM, disse que talvez existisse espaço para cinco computadores no mercado. Em um mundo dinâmico e hiperconectado, em que os clientes têm voz amplificada, o desafio das empresas é entregar conteúdo atrativo e gerar identificação de forma mais humana. Lembrar que o match é com a marca. Se reinventar constantemente, sem perder a essência.  

2022 será um ano desafiador, pois tem a pandemia ainda no horizonte, a Copa do Mundo e as eleições, que vão movimentar emocionalmente as mídias sociais e o marketing digital em 2022. Analisar esse contexto é importante para planejar as ações de marketing digital em 2022 e se destacar no oceano da concorrência. Para servir de combustível nesse processo, destacamos dez tendências que valem a pena apostar no marketing digital em 2022.

1 – Experiências híbridas

A pandemia acelerou transformações que já estavam em curso, e o online ganhou mais espaço ao trazer a sensação de pertencimento, em um período árduo de isolamento social. Uma pesquisa realizada pela Deloitte revelou que 75% dos executivos mundiais pretendem investir em experiências híbridas. É a possibilidade de atingir mais pessoas, personalizar e inovar no conteúdo através dessa tendência do marketing digital em 2022.

A tendência é o aumento de eventos presenciais com transmissão ao vivo pela internet. O desafio é criar experiências em que o online e o presencial funcionem de forma convergente. É se sentir junto, em diferentes lugares.

2 – Social selling

O uso das mídias sociais para criar relacionamentos duradouros com os clientes continua em alta para o marketing digital em 2022. Uma boa estratégia é ter embaixadores da marca, microinfluenciadores, que atuem no Instagram, LinkedIn, Twitter, Facebook, TikTok e outras redes, distribuindo conteúdo relevante, com uma abordagem mais precisa e personalizada. O relacionamento mais próximo, contínuo, cria conexões baseadas na confiança, que auxiliam na divulgação dos produtos e estimulam as vendas. 

3 – Expansão do podcast

O podcast é uma forma de conteúdo aparentemente nova que está em ascensão, mas que na essência é a neta do rádio. O conteúdo em áudio é dinâmico, acompanha o ouvinte, enquanto realiza outras atividades. Permite a exploração de diversos formatos e temas, sendo uma alternativa amigável para o descanso visual das telas. Uma pesquisa da Kantar Ibope para a Globo evidenciou um aumento de 33% de podcasts em 2020. 

4 – Conteúdos mais profundos, com foco nos dados

Conteúdos superficiais estão em profusão na internet, e vai se destacar quem oferecer ao consumidor conteúdo embasado na realidade, produzido com qualidade. Uma dica é criar infográficos, combinar storytelling e dados.

5 – Reinado do vídeo

No último ano, o consumo de vídeos e streaming cresceu exponencialmente quando falamos das tendências de marketing digital em 2022. O Instagram, que na origem tem o conceito de registro fotográfico, atualmente privilegia o reels, lives, vídeos no story e IGVT.  Em 2022, a tendência é a consolidação de vídeos com menos de 90 segundos, que performam melhor, com retenção de 57%. O TikTok, que dita as trends do momento, continuará como referência em vídeos curtos, divertidos e utilitários. Ele deve crescer como canal de conversão no marketing digital. 

6 – WhatsApp Marketing

Com mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo, o WhatsApp é mais que um aplicativo de mensagens instantâneas. O WhatsApp Business facilita a comunicação com tempo de resposta mais rápido e a conversão em vendas. No site, um simples botão de direcionamento possibilita captar contatos, com atendimento personalizado. A expectativa é o crescimento de pagamentos dentro da plataforma e novos recursos para o catálogo de produtos. 

7 – Potencial do Telegram

O Telegram não tem limite de usuários nos grupos. É um marketing mais direcionado que o WhatsApp, que permite a criação de comunidades interessadas no conteúdo, com leads mais qualificados e engajados. A expectativa é a expansão nos próximos anos. 

8 – Responsabilidade ambiental 

O compromisso ambiental é urgente, e evidenciar os valores que a marca defende é fundamental. Não só com discurso cosmético, mas também nas ações. As empresas não podem fugir do tema e tambem das novas tendências do Marketing Digital em 2022.

9 – Twitter cresce entre os jovens

Termômetro dos assuntos mais comentados, o Twitter foi redescoberto pelos jovens. Fique de olho, pois nos próximos meses surgirão novidades como compras via tweet e ferramentas de vídeos.

10 – Presença em multicanais

O seu público não se limita a uma única plataforma, e a sua empresa também não deve se limitar. Estar presente em vários canais digitais, com uma mensagem convergente e assertiva, aprofunda a penetração no mercado e fixa a marca no imaginário do consumidor.

É importante também manter o cadastro da empresa ativo e regularizado. Consultar o CNPJ das empresas antes de realizar compras ou escolher serviços é uma prática recorrente entre os consumidores nas transações pela internet que exigem desembolso antecipado. A imagem da sua empresa está em todos os lugares, então é importante cuidar dela.

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