Marketing no TikTok: como usar a rede social do momento a favor do seu negócio

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O TikTok é uma plataforma de sucesso entre mais jovens exige criatividade e autenticidade de marcas que querem se destacar.

Empresas dos mais diversos segmentos já perceberam que as redes sociais são verdadeiras aliadas para a validação da marca e o sucesso do marketing.

O grande problema está em saber como se posicionar e produzir conteúdos relevantes em uma plataforma que está em plena ascensão, como é o caso do TikTok. 

Lançado pela chinesa ByteDance, em 2016, com o nome Douyin, tinha como principal objetivo concorrer com o aplicativo Music.Iy. O sucesso foi tão grande que, no ano seguinte, as concorrentes se fundiram para dar vida ao TikTok, que vem se expandindo mundialmente e alcançando números de muito valor em pouco tempo.

A plataforma de entretenimento em vídeos peer to peer, ou seja, de pessoas para pessoas, em setembro deste ano, registrou a marca de um bilhão de usuários ativos mensais no mundo, o que representa um crescimento de 45% na comparação com julho de 2020.  Além disso, a rede social já conta com três bilhões de downloads e vê o crescimento ano a ano também no faturamento.  

Com a popularização do TikTok, as concorrentes estão se movimentando para não ficarem para trás. Não é à toa que o Instagram criou a ferramenta Reels e passou a oferecer aos usuários uma alternativa semelhante a da rede vizinha. Apesar disso, o foco e o público das plataformas são distintos, e, para as marcas se darem bem em cada uma delas, precisam saber qual é o caminho certo para produzir bons conteúdos.

Como promover o seu negócio no TikTok?

No geral, os vídeos do TikTok possuem entre 15 e 60 segundos e têm como objetivo divertir, desafiar ou apenas entreter com cenas do cotidiano. Os usuários mais assíduos da rede são a Geração Z – cerca de dois terços do total possuem menos de 30 anos de idade.

Portanto, se o público da sua marca não estiver nessa faixa etária, talvez ingressar nesse universo não seja recomendado para a sua empresa no momento. 

Marcas que se destacam na plataforma costumam deixar os produtos de lado e construir uma persona ou se aliar a influenciadores digitais do aplicativo, pois dessa maneira conseguem gerar valor apenas com o bom e velho entretenimento. Por isso, não importa se o conteúdo será produzido com um celular Motorola, Xiaomi ou Samsung – basta ter criatividade e saber usar a simplicidade.

Aposte nas produções naturais e autênticas, de forma a despertar as emoções dos usuários, como a curiosidade ou a diversão.  Vídeos musicais, duetos, clipes cômicos, efeitos sonoros e visuais e desafios de hashtags são algumas das opções que fazem o gosto da galera. 

Aproveite o recente lançamento do TikTok Business para desenvolver estratégias de como posicionar sua marca na rede, pois a dinâmica da plataforma será reestruturada para atender às empresas. No mais, faça uma análise dos comentários e posts de sucesso e não se acanhe. Para fazer sucesso no TikTok, é preciso entreter genuinamente.

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