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Com quais métricas de marketing digital que devo me preocupar?

Com quais métricas de marketing digital que devo me preocupar?

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Atualmente estar presente nas redes sociais é algo que não podemos evitar, porém visto que essa presença gera algumas ações e interações do nosso público com o nosso negócio, a mensuração de dados também acaba sendo inevitável para quem deseja entender o comportamento do público, alcançar mais pessoas e fazer com que sua marca esteja sempre em evidência, não é mesmo?

 

O que você tem feito para que sua página não seja somente mais uma diante de tantas da concorrência? As suas estratégias têm dado o resultado esperado ou você ainda não tem muito controle sobre o retorno das suas ações? É de fundamental importância que todas as estratégias pensadas e executadas nas suas mídias sociais sejam analisadas, pois somente assim que será possível descobrir o sucesso ou não da sua ação.

 

No marketing digital, cada ação desenvolvida é passível de mensuração. Essa avaliação é feita por meio das métricas de marketing digital, e são elas que abordaremos neste artigo.

 

As métricas de marketing digital têm como finalidade proporcionar uma visão unânime ou específica sobre os resultados reais e concretos que sua empresa está tendo ou teve diante de uma estratégia empregada.

 

Para compreender quais são as métricas mais importantes e que devem condizer nas suas planilhas, é necessário que você tenha seus objetivos e as suas metas bem definidos, contudo são esses números que mostrarão se sua estratégia está dando certo ou se precisa ser ajustada.

 

Continue lendo e saiba quais são as principais métricas de marketing digital e as melhores ferramentas para medir seus resultados!

 

Quais são as principais métricas de marketing digital?

 

1- Tráfego e origem do tráfego

 

O tráfego completo de usuários no site pode ser facilmente verificado no Google Analytics, afinal, é relevante para que você saiba o quanto suas estratégias de atração de novos visitantes estão sendo efetivas.

 

No próprio Analytics você também consegue saber a origem deste tráfego, se foi através de buscas orgânicas no Google, de campanhas de AdWords, e-mail marketing, redes sociais, outros sites.

 

É importante saber a origem para avaliar se suas campanhas estão lhe dando o retorno esperado.

 

2- Retorno sobre investimento (ROI)

 

Essa é uma importante métrica para qualquer investidor, contudo ela mensura o quanto você teve de retorno em relação ao investimento que fez em uma campanha.

 

O cálculo é feito da seguinte maneira: do ganho, subtraia o valor do investimento.

 

O resultado, divida pelo valor do investimento novamente.

 

3- Tempo de permanência no site

 

O tempo que um usuário permanece no seu site é importante para que você consiga avaliar o índice de engajamento, como também, se alguma página está apresentando problemas.

 

Por exemplo, se num e-commerce os usuários ficam muito tempo numa página de carrinho ou de cadastro, isso pode levar a desistências de compras e pode apontar que a página está com problemas em algum dos campos de preenchimento.

 

Essa métrica também é facilmente consultada no Google Analytics, seja o tempo total no site ou em cada uma das páginas.

 

4- Valor de aquisição de clientes

 

O CAC define o custo total que você obteve com marketing e outras ações de vendas em relação a quantidade de novos clientes adquiridos.

 

É um cálculo bastante simples: você soma todo o investimento realizado em ações de marketing em um período determinado, depois é só dividir esse valor pelo número de novos clientes naquele mesmo período. O acontecimento final é o seu CAC.

 

5- Taxa de conversão (CVR)

 

A taxa de conversão pode ser analisada de várias, porém, vai resultar de qual tipo de conversão você está trabalhando. Por exemplo, para um e-commerce, a conversão que interessa é a venda, mas para um site de serviços, a conversão pode ser a realização de cadastros.

 

O cálculo também é simples, verifique o número de usuários que chegaram à página de destino e divida este valor pela quantidade de conversões realmente efetivadas. O resultado vai indicar o CVR.

Quais ferramentas utilizar para mensurar os resultados?

 

Está equivocado quem pensa que é preciso investir muito em ferramentas de marketing digital para ter acesso a boas métricas. Há ferramentas gratuitas que são extremamente utilizadas no mercado, são muito eficientes e fornecem resultados do básico ao mais complexo.

 

O Google Analytics ― que já mencionamos ― é o mais utilizada e é gratuito. O WordPress, o Facebook e o LinkedIn também possuem seus próprios Analytics, que fornecem todas as métricas necessárias para que você obtenha resultados satisfatórios em relações às ações e campanhas desenvolvidas.

 

Ficou interessado em saber mais sobre essas ferramentas de mensuração de resultados?

 

Entre em contato conosco, através da “aba contato” localizada na parte superior do site e nos informe qual análise você deseja realizar nas suas redes sociais, daremos todo o suporte para que você desenvolva conteúdos apropriados para o perfil do seu público, melhores horários para postagem e auxilio na interação de mensagens e dúvidas, ok?

 

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Gostou das nossas dicas de métricas de marketing digital? Leia também nossas dicas para novos empreendedores e deixe seu comentário aqui no post!

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