Com quais métricas de marketing digital que devo me preocupar?

Com quais métricas de marketing digital que devo me preocupar?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Atualmente estar presente nas redes sociais é algo que não podemos evitar, porém visto que essa presença gera algumas ações e interações do nosso público com o nosso negócio, a mensuração de dados também acaba sendo inevitável para quem deseja entender o comportamento do público, alcançar mais pessoas e fazer com que sua marca esteja sempre em evidência, não é mesmo?

 

O que você tem feito para que sua página não seja somente mais uma diante de tantas da concorrência? As suas estratégias têm dado o resultado esperado ou você ainda não tem muito controle sobre o retorno das suas ações? É de fundamental importância que todas as estratégias pensadas e executadas nas suas mídias sociais sejam analisadas, pois somente assim que será possível descobrir o sucesso ou não da sua ação.

 

No marketing digital, cada ação desenvolvida é passível de mensuração. Essa avaliação é feita por meio das métricas de marketing digital, e são elas que abordaremos neste artigo.

 

As métricas de marketing digital têm como finalidade proporcionar uma visão unânime ou específica sobre os resultados reais e concretos que sua empresa está tendo ou teve diante de uma estratégia empregada.

 

Para compreender quais são as métricas mais importantes e que devem condizer nas suas planilhas, é necessário que você tenha seus objetivos e as suas metas bem definidos, contudo são esses números que mostrarão se sua estratégia está dando certo ou se precisa ser ajustada.

 

Continue lendo e saiba quais são as principais métricas de marketing digital e as melhores ferramentas para medir seus resultados!

 

Quais são as principais métricas de marketing digital?

 

1- Tráfego e origem do tráfego

 

O tráfego completo de usuários no site pode ser facilmente verificado no Google Analytics, afinal, é relevante para que você saiba o quanto suas estratégias de atração de novos visitantes estão sendo efetivas.

 

No próprio Analytics você também consegue saber a origem deste tráfego, se foi através de buscas orgânicas no Google, de campanhas de AdWords, e-mail marketing, redes sociais, outros sites.

 

É importante saber a origem para avaliar se suas campanhas estão lhe dando o retorno esperado.

 

2- Retorno sobre investimento (ROI)

 

Essa é uma importante métrica para qualquer investidor, contudo ela mensura o quanto você teve de retorno em relação ao investimento que fez em uma campanha.

 

O cálculo é feito da seguinte maneira: do ganho, subtraia o valor do investimento.

 

O resultado, divida pelo valor do investimento novamente.

 

3- Tempo de permanência no site

 

O tempo que um usuário permanece no seu site é importante para que você consiga avaliar o índice de engajamento, como também, se alguma página está apresentando problemas.

 

Por exemplo, se num e-commerce os usuários ficam muito tempo numa página de carrinho ou de cadastro, isso pode levar a desistências de compras e pode apontar que a página está com problemas em algum dos campos de preenchimento.

 

Essa métrica também é facilmente consultada no Google Analytics, seja o tempo total no site ou em cada uma das páginas.

 

4- Valor de aquisição de clientes

 

O CAC define o custo total que você obteve com marketing e outras ações de vendas em relação a quantidade de novos clientes adquiridos.

 

É um cálculo bastante simples: você soma todo o investimento realizado em ações de marketing em um período determinado, depois é só dividir esse valor pelo número de novos clientes naquele mesmo período. O acontecimento final é o seu CAC.

 

5- Taxa de conversão (CVR)

 

A taxa de conversão pode ser analisada de várias, porém, vai resultar de qual tipo de conversão você está trabalhando. Por exemplo, para um e-commerce, a conversão que interessa é a venda, mas para um site de serviços, a conversão pode ser a realização de cadastros.

 

O cálculo também é simples, verifique o número de usuários que chegaram à página de destino e divida este valor pela quantidade de conversões realmente efetivadas. O resultado vai indicar o CVR.

Quais ferramentas utilizar para mensurar os resultados?

 

Está equivocado quem pensa que é preciso investir muito em ferramentas de marketing digital para ter acesso a boas métricas. Há ferramentas gratuitas que são extremamente utilizadas no mercado, são muito eficientes e fornecem resultados do básico ao mais complexo.

 

O Google Analytics ― que já mencionamos ― é o mais utilizada e é gratuito. O WordPress, o Facebook e o LinkedIn também possuem seus próprios Analytics, que fornecem todas as métricas necessárias para que você obtenha resultados satisfatórios em relações às ações e campanhas desenvolvidas.

 

Ficou interessado em saber mais sobre essas ferramentas de mensuração de resultados?

 

Entre em contato conosco, através da “aba contato” localizada na parte superior do site e nos informe qual análise você deseja realizar nas suas redes sociais, daremos todo o suporte para que você desenvolva conteúdos apropriados para o perfil do seu público, melhores horários para postagem e auxilio na interação de mensagens e dúvidas, ok?

 

Percebeu como as métricas podem te ajudar a conseguir novos clientes e promover ainda mais o seu produtoPrecisa de uma ajuda especializada preencha nossa aplicação que iremos entender e ajudar a sua empresa a conquistar mais negócios pela internet

 

Gostou das nossas dicas de métricas de marketing digital? Leia também nossas dicas para novos empreendedores e deixe seu comentário aqui no post!

banner agenda minPowered by Rock Convert

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?

Podemos fazer isso juntos

Entre em contato
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?