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Atualmente estar presente nas redes sociais é algo que não podemos evitar, porém visto que essa presença gera algumas ações e interações do nosso público com o nosso negócio, a mensuração de dados também acaba sendo inevitável para quem deseja entender o comportamento do público, alcançar mais pessoas e fazer com que sua marca esteja sempre em evidência, não é mesmo?
O que você tem feito para que sua página não seja somente mais uma diante de tantas da concorrência? As suas estratégias têm dado o resultado esperado ou você ainda não tem muito controle sobre o retorno das suas ações? É de fundamental importância que todas as estratégias pensadas e executadas nas suas mídias sociais sejam analisadas, pois somente assim que será possível descobrir o sucesso ou não da sua ação.
No marketing digital, cada ação desenvolvida é passível de mensuração. Essa avaliação é feita por meio das métricas de marketing digital, e são elas que abordaremos neste artigo.
As métricas de marketing digital têm como finalidade proporcionar uma visão unânime ou específica sobre os resultados reais e concretos que sua empresa está tendo ou teve diante de uma estratégia empregada.
Para compreender quais são as métricas mais importantes e que devem condizer nas suas planilhas, é necessário que você tenha seus objetivos e as suas metas bem definidos, contudo são esses números que mostrarão se sua estratégia está dando certo ou se precisa ser ajustada.
Continue lendo e saiba quais são as principais métricas de marketing digital e as melhores ferramentas para medir seus resultados!
Quais são as principais métricas de marketing digital?
1- Tráfego e origem do tráfego
O tráfego completo de usuários no site pode ser facilmente verificado no Google Analytics, afinal, é relevante para que você saiba o quanto suas estratégias de atração de novos visitantes estão sendo efetivas.
No próprio Analytics você também consegue saber a origem deste tráfego, se foi através de buscas orgânicas no Google, de campanhas de AdWords, e-mail marketing, redes sociais, outros sites.
É importante saber a origem para avaliar se suas campanhas estão lhe dando o retorno esperado.
2- Retorno sobre investimento (ROI)
Essa é uma importante métrica para qualquer investidor, contudo ela mensura o quanto você teve de retorno em relação ao investimento que fez em uma campanha.
O cálculo é feito da seguinte maneira: do ganho, subtraia o valor do investimento.
O resultado, divida pelo valor do investimento novamente.
3- Tempo de permanência no site
O tempo que um usuário permanece no seu site é importante para que você consiga avaliar o índice de engajamento, como também, se alguma página está apresentando problemas.
Por exemplo, se num e-commerce os usuários ficam muito tempo numa página de carrinho ou de cadastro, isso pode levar a desistências de compras e pode apontar que a página está com problemas em algum dos campos de preenchimento.
Essa métrica também é facilmente consultada no Google Analytics, seja o tempo total no site ou em cada uma das páginas.
4- Valor de aquisição de clientes
O CAC define o custo total que você obteve com marketing e outras ações de vendas em relação a quantidade de novos clientes adquiridos.
É um cálculo bastante simples: você soma todo o investimento realizado em ações de marketing em um período determinado, depois é só dividir esse valor pelo número de novos clientes naquele mesmo período. O acontecimento final é o seu CAC.
5- Taxa de conversão (CVR)
A taxa de conversão pode ser analisada de várias, porém, vai resultar de qual tipo de conversão você está trabalhando. Por exemplo, para um e-commerce, a conversão que interessa é a venda, mas para um site de serviços, a conversão pode ser a realização de cadastros.
O cálculo também é simples, verifique o número de usuários que chegaram à página de destino e divida este valor pela quantidade de conversões realmente efetivadas. O resultado vai indicar o CVR.
Quais ferramentas utilizar para mensurar os resultados?
Está equivocado quem pensa que é preciso investir muito em ferramentas de marketing digital para ter acesso a boas métricas. Há ferramentas gratuitas que são extremamente utilizadas no mercado, são muito eficientes e fornecem resultados do básico ao mais complexo.
O Google Analytics ― que já mencionamos ― é o mais utilizada e é gratuito. O WordPress, o Facebook e o LinkedIn também possuem seus próprios Analytics, que fornecem todas as métricas necessárias para que você obtenha resultados satisfatórios em relações às ações e campanhas desenvolvidas.
Ficou interessado em saber mais sobre essas ferramentas de mensuração de resultados?
Entre em contato conosco, através da “aba contato” localizada na parte superior do site e nos informe qual análise você deseja realizar nas suas redes sociais, daremos todo o suporte para que você desenvolva conteúdos apropriados para o perfil do seu público, melhores horários para postagem e auxilio na interação de mensagens e dúvidas, ok?
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