Fonte: alanterra.com.br
Observar o comportamento do consumidor online hoje, vai além de dados demográficos como classe social, gênero, idade e a região onde habita. A fronteira que tudo isso delimitava está se diluindo e se reformulando com base nos hábitos de consumo que os grupos adquiriram.
Ter informações do comportamento é um passo adiante para trabalhar sua estratégia de marketing, pois sabendo onde o cliente está, você traçará o caminho de como chegar até ele com mais facilidade.
Empresas que mantêm um modo tradicional de classificação por estereótipos, não possuem nenhuma informação relevante no mercado atual em que possuir uma televisão ou geladeira não diz muita coisa.
As práticas de consumo, a decisão do que as pessoas podem fazer com seu dinheiro e os diversos estilos de vida que estão ao alcance de muitos se interligam nessa nova forma de pensar do consumidor.
Com a internet essas formas criaram um padrão no mundo inteiro, padrão que se modificou exatamente por conta da tecnologia. Pessoas em qualquer parte do mundo, eu, você e seu círculo de amigos, têm hábitos comuns na internet.
Ficou curioso? Conheça o comportamento do consumidor online
É só pensar no que você costuma fazer na internet. Todos os dias você checa seu e-mail, lê algum artigo ou notícia do seu interesse, faz buscas em sites de pesquisa e acessa ao menos uma rede social.
O resumo do hábito de qualquer usuário é:
- – Checar e-mail
- – Consumir conteúdo
- – Fazer pesquisa
- – Ver as redes sociais
Se esses são hábitos comuns na internet então quer dizer que seu público-alvo também faz tudo isso. A partir daí você deve se perguntar se está realmente visível e acessível nestes quatro pontos:
- Sua lista de e-mails está atualizada para manter contato com seus clientes e interessados?
- Sua marca está associada a conteúdos de qualidade?
- Se alguém buscar no Google uma franquia para investir ou um produto/serviço para atender a uma necessidade sua marca aparece?
- Como está sua presença nas mídias sociais?
Uma porcentagem mínima de empresas brasileiras consegue responder essas questões de maneira satisfatória, ou seja, a maior parte sofre com o mau uso de todo potencial que a internet oferece, desacreditando nesse tipo de investimento que para eles não teve bons resultados.
Para você ter resultados satisfatórios atraindo fãs, franqueados e clientes, invista nesses 4 pontos. Se eles são constantes para qualquer usuário, você já tem um caminho a seguir. Mas além disso, você tem que saber as características dos interessados na sua empresa.
Pense que vai iniciar uma lista de e-mail marketing. Como atrair inscritos? Qual será a segmentação dos clientes? Qual o tipo de conteúdo que será enviado? Qual a frequência de envio? Leia o artigo sobre como criar sua estratégia de e-mail marketing.
Tudo envolve a estratégia pensada de acordo com as necessidades e os problemas a serem resolvidos. Atraia fãs que virem franqueados e clientes finais, torne-se referência na sua área, apresente um estilo de vida desejado pelos consumidores e agregue valor à marca.