O que é copywriting e como ele é útil nas conversões?

O que é copywriting e como ele é útil nas conversões

Compartilhe este post

O copywriting surge como uma estratégia para aumentar o engajamento e volume de vendas de um produto.

Como se fosse uma espécie de redação criativa, o copywriting é uma das melhores estratégias atuais do marketing digital para aumentar o engajamento em torno de um produto e, consequentemente, suas vendas também.

Uma das ferramentas mais persuasivas, o “copy” tem a persuasão, por meio da escrita, como a melhor estratégia para envolver um determinado público em relação a um cliente específico.

Mas, falando em definições, o que é o copywriting?

Também podendo ser conhecido como “copy de vendas”, o copywriting é basicamente um conteúdo escrito que tem como principal premissa ser um texto que gera vendas para uma empresa ou um determinado produto.

Tendo como foco essa conversão através da escrita, o copywriting é uma forma de aumentar o engajamento do público, seja em um blog ou nas redes sociais, levando um potencial cliente a adquirir o produto ou conhecer a empresa em foco. E assim, por meio deste texto, busca convencer essa pessoa a realizar a compra.

Amplamente utilizado no marketing digital, é uma forma essencial nos dias atuais para engajar as pessoas no meio digital.

Como fazer um copywriting?

Diferentemente da redação publicitária, que é um produto meramente informativo, o copywriting tem como função vender algo. Para ser feito, é preciso que o redator utilize uma linguagem persuasiva para atingir esse objetivo em questão.

Antes de tudo, é preciso entender quem é o público-alvo para conseguir trabalhar essa linguagem em cima da persona desejada. Se o foco é vender algum curso de beleza, o texto precisa dialogar com uma pessoa que compraria esse curso em questão.

Uma dica para ser algo que renda resultados é pensar em vender o produto citando os benefícios, e não somente com um teor descritivo. Ser claro e coeso na escrita é essencial também, justamente para captar a essência e impactar quem está lendo.

Ter um “call to action” também gera apelo. Isto é, dizer exatamente ao leitor o que quer que ele faça por meio deste texto. Um exemplo é utilizar termos como “compre agora” ou “adquira”, e assim induzir o leitor ao objetivo principal: vender.

Ter esses gatilhos mentais em cima de quem está lendo e consumindo este conteúdo é essencial para manter essa persuasão desejada e de forma natural.

Inclusive, este é um mercado que está bastante em ascensão no universo do marketing digital. Para trabalhar com copywriting, uma dica é investir na faculdade de jornalismo, uma vez que jornalistas são profissionais extremamente capacitados para desenvolver textos de venda também, pela afinidade com a escrita e comunicação.

A prática e o entendimento do público que deseja alcançar são essenciais para que o copy em questão tenha os resultados desejados.

Como impacta nos negócios?

O copywriting impacta de forma muito positiva os negócios. Isso porque esses textos e mensagens persuasivas ajudam a aumentar as taxas de conversão, uma vez que envolvem e mantêm um interesse focado no público. Ao mostrar os benefícios de um produto nesses textos, o cliente se sente muito mais convencido e confiante para adquirir. No mercado, isso ajuda até mesmo a criar uma certa fidelização.

Paulo Maccedo Quem Influencia Enriquece

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?
Podemos fazer isso juntos!

Entre em contato
Abrir bate-papo
1
Olá! Como Podemos te ajudar?