O termo, que está cada vez mais em alta, tem como objetivo que cada cliente tenha a melhor experiência possível ao fazer suas compras.
UX, também chamado de User Experience, ou Experiência do Usuário, em tradução livre, é um assunto muito em alta e que, com o avanço das mídias digitais, ganhou muita popularidade. Mesmo que o seu conceito não tenha sido concebido recentemente, foi nos últimos anos que aumentou a demanda por UX e a necessidade de aprimorar a experiência por parte das empresas. Muito se deve ao fato de qualquer tipo de produto ou serviço estar exposto na internet, e tanto os consumidores quanto as marcas passaram a se preocupar mais com uma boa experiência para fidelizar os clientes.
O que é User Experience?
A pessoa que popularizou o termo é um homem chamado Dan Norman, durante a década de 1990. User Experience pode ser definido como a forma como os consumidores interagem com um produto ou serviço, tanto no mundo digital quanto no físico. Ou seja, é todo tipo de ação e interação que o usuário tem com determinado produto ou serviço.
Por que é importante investir em UX?
Deve ser ressaltado que a experiência do usuário vai definir se aquele cliente vai se fidelizar à marca ou não, pois o UX ajuda o cliente a ter uma jornada mais tranquila e satisfatória ao usufruir de um produto ou serviço. Boas experiências têm maior retenção de clientes que experiências ruins. Assim, se um cliente for bem tratado, se seu produto chegar à sua casa em perfeitas condições, os manuais são claros e diretos, tudo isso se transforma em uma boa experiência, e provavelmente aquele cliente vai comprar novamente o produto ou indicar para outras pessoas.
Como aplicar User Experience no e-commerce
Várias tendências vêm se mostrando efetivas para otimizar a experiência da visita de um potencial consumidor. Uma delas é o login social, um recurso que permite que os visitantes acessem o site por meio de uma conta existente em diversas redes sociais. Isso porque muitos clientes se frustram por ter que fazer novos logins, criar senhas e lembrar dessas senhas posteriormente, alguns inclusive desistem de fazer a compra apenas pelo fato de ter que criar um novo usuário.
Outra grande tendência para quem busca vender na internet é focar no check-out facilitado, para que os clientes tenham mais praticidade ao concluir suas compras – evitar que o cliente seja direcionado para links externos, reduzir a quantidade de informações necessárias para a conclusão da compra e incluir uma barra de progresso são algumas das ações que têm resultados positivos em relação à experiência do cliente.
Investir na estética também é um fator determinante para o UX; um site ou aplicativo com design mais limpo, sem informações desnecessárias e fácil de navegar é desejável. Além disso, é muito importante a padronização das páginas: todos os botões e links devem ficar no mesmo lugar em todas as páginas; assim, se o carrinho de compras fica no canto superior direito da página A, ele deve ficar no mesmo lugar na página B, para não confundir e frustrar o consumidor.