O Que Será Necessário Para Se Tornar Um Desenvolvedor De Jogos?

O Que Será Necessário Para Se Tornar Um Desenvolvedor De Jogos?

Compartilhe este post

A indústria de games é uma das mais promissoras no mundo dos negócios e o desenvolvedor de jogos é uma das profissões do futuro. Se você tem interesse neste mercado e está em busca de uma carreira, continue lendo para saber como entrar de vez nesta área.

O Que, Exatamente, Faz Um Desenvolvedor De Jogos?

Como o nome já diz, o desenvolvedor de jogos, ou game developer, desenvolve jogos. Mas não é tão simples assim! 

Você já deve ter jogado jogos RPG para PC ou até mesmo jogos de quebra-cabeça no celular. Basta observar um pouco o jogo na tela do seu dispositivo para perceber como um bom cenário e design tornam um game mais interessante, mais real. 

O profissional desenvolvedor de jogos é o responsável por programar e codificar os conceitos de design e arte de um novo jogo, de acordo com o público-alvo que deseja atingir. É este profissional que fará com que o jogo funcione corretamente no seu computador, celular ou console.

Portanto, é preciso criatividade!

A indústria de jogos no Brasil e o mercado de trabalho

A indústria de jogos tem crescimento exponencial no Brasil e no mundo. O relatório da Newzoo aponta que cerca de 3,2 bilhões de pessoas jogarão games em 2022 e a previsão é de crescimento contínuo até 2025. O relatório também aponta que a América Latina é uma das regiões que ajudarão a turbinar o crescimento desse mercado. 

A boa notícia é que a participação da América Latina, e principalmente do Brasil, não é apenas com muitos jogadores. A indústria brasileira de jogos tem se destacado no cenário internacional. Isso significa que o Brasil está aumentando sua participação na exportação de desenvolvimento de novos jogos. Um destaque é a empresa brasileira Wildlife Studios, que está entre as 10 maiores empresas de jogos para dispositivos móveis do mundo.

A capacitação dos profissionais dessa indústria é responsável pelo desempenho do mercado brasileiro no setor de games. Os desenvolvedores brasileiros conseguem alcançar o mesmo nível de conhecimento tecnológico internacional, garantindo qualidade na criação de novos jogos.

De acordo com estimativa do relatório da Abragames, atualmente são empregadas mais de 12 mil pessoas na indústria brasileira de desenvolvimento de jogos, um crescimento de 194% quando comparado ao número estimado para 2018. E esse mercado é diversificado, empregando uma grande quantidade de mulheres também.

Como se tornar um desenvolvedor

Para se tornar um excelente desenvolvedor de games, além de ter interesse por esse tipo de entretenimento, é preciso seguir alguns passos. 

Formação acadêmica é fundamental! Existem cursos livres para um ensino generalista na área de jogos. Porém, cursos técnicos e superiores na área de jogos digitais ou design de games, além de especialização, são os tipos de formação que proporcionarão ao futuro profissional a capacidade de competir no mercado de trabalho. 

Se você já possui criatividade e boa imaginação, o caminho para a formação profissional se torna mais acessível. Porém, essas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas através da prática. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento de jogos.

Além de criatividade e imaginação, o futuro desenvolvedor precisa ter afinidade com física e matemática. Afinal de contas, programação e codificação envolvem essas duas ciências exatas.

Prática! Como já dizia um velho ditado, “a prática leva à perfeição.” Pratique as habilidades desenvolvidas e crie seu portifólio de jogos. Eles serão úteis não só para a evolução do seu aprendizado e melhoria da qualidade dos seus jogos, mas também para a captação de clientes ou futuro empregador. 

Investir em qualificação traz um retorno maior para o profissional desse mercado em expansão, seja no âmbito nacional ou no internacional. Se você almeja trabalhar como freelancer ou em um estúdio de desenvolvimento de jogos, qualifique-se!

banner agenda min

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?
Podemos fazer isso juntos!

Entre em contato
Abrir bate-papo
1
Olá! Como Podemos te ajudar?