Para aumentar o engajamento, conhecer e aproximar-se do seu público, o Instagram oferece recursos valiosos que devem ser mais explorados pelas marcas.
Marcar presença nas redes sociais é essencial para o sucesso de qualquer negócio atualmente. Mas não adianta apenas criar um perfil em qualquer rede e usá-lo como uma vitrine online, é preciso engajar a sua audiência e interagir com o seu público para fortalecer a sua marca. E o Instagram continua sendo uma das melhores plataformas para estabelecer esse vínculo, devido a sua variedade de ferramentas e a facilidade para a leitura dos insights.
Além de postar imagens, vídeos e reels na timeline, é possível utilizar o stories como um recurso importante de interação mais imediata com a sua audiência, devido a uma gama de ferramentas que permitem um engajamento rápido, como reações às postagens, compartilhamento e divulgação de postagens atuais da timeline, além de poder responder a enquetes variadas, um recurso que deve ser mais explorado pelas marcas profissionais.
Vantagens de usar as enquetes do Instagram
As enquetes são stickers interativos criados em 2017 e repaginados em 2022 pela plataforma, que podem ser utilizados para fazer perguntas aos seguidores do perfil. Atualmente, podem ser incluídas até 4 opções de respostas a cada pergunta feita, para que os usuários votem naquela que mais combina com o que eles pensam ou desejam.
Dentre as diversas vantagens de criar enquetes para o Instagram, estão o aumento da interação dos clientes e seguidores, a melhora do engajamento da audiência, a percepção de quais são as necessidades do seu público e a percepção sobre a marca. A partir das opções marcadas, é possível analisar as respostas e extrair os melhores insights sobre o seu público, os pontos positivos e o que se deve melhorar para fidelizar o seu cliente.
Como usar esse recurso valioso?
Usar memes: os memes atuais são uma ótima opção para engajar o seu público e uma excelente forma de interagir, isso porque ajuda a dar um ar mais divertido à sua marca e humaniza mais o contato entre empresa e cliente. Saber usar enquetes sérias intercaladas às de entretenimento é ideal para um perfil de sucesso.
Enquetes com objetivo: mesmo as enquetes de entretenimento devem ter algum conteúdo que dê resultado à marca, isso porque é essencial não desperdiçar esse recurso com respostas que não deem os insights necessários. Todas as respostas devem gerar dados que possam ser usados para o benefício da marca e do seu público.
Seja criativo: faça perguntas que levem a conhecer o seu público, analisar as expectativas sobre o lançamento de produtos novos, reações sobre produtos antigos, mostrar resultados da empresa… As enquetes podem ser usadas de forma estratégica para atingir diversos objetivos específicos, basta usar a criatividade. E não se esqueça de analisar esses resultados depois e aplicar os insights gerados para a constante melhoria da marca.