Social Listening: entenda o que significa este termo dentro do marketing digital e como utilizá-lo para construir uma marca sólida no mercado

Social Listening

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 A técnica de Social Listening é fundamental para obter informações sobre a marca nas redes sociais 

Para ter uma empresa hoje em dia, é necessário que tenha uma boa estratégia de marketing digital para obter crescimento, até porque os clientes utilizam as redes sociais para manifestar sua satisfação e insatisfação perante ao empreendimento. A internet se tornou uma ferramenta para a empresa se comunicar com os consumidores, e através dela, transmitir a mensagem que quer passar para os seus clientes. E ao se planejar estrategicamente para atingir bons resultados pelas redes sociais, é fundamental que insira a técnica de Social Listening, para conseguir construir uma marca sólida no mercado.

O termo Social Listening significa, em tradução simplificada,  “Escuta Social”, e tem como objetivo monitorar o comportamento dos clientes e o que eles falam direta ou indiretamente da marca nas redes sociais, através de palavras-chave e ferramentas que possibilitam esse alcance. Sendo que a intenção é de compreender o público-alvo de uma maneira mais profunda, levando em consideração críticas, elogios e sugestões, que nem sempre são feitas diretamente a uma empresa. Portanto, utiliza-se essa forma para gerar bons conteúdos, insights e melhoria dos produtos ofertados, obtendo uma estratégia mais assertiva e benéfica para a empresa. 

As vantagens de adquirir esta estratégia de marketing para a empresa são inúmeras, além do mais esse tipo de gerenciamento pode ser feito por profissionais da área de comunicação e também por quem faz faculdade de administração. Conheça algumas vantagens ao inserir o Social Listening como uma estratégia de marketing digital na marca. Na primeira delas, é possível avaliar o impacto que a empresa gera nos consumidores, pois nem sempre os clientes utilizam os canais sociais da marca para falar sobre as suas satisfações e insatisfações; às vezes, eles comentam em grupos ou outras redes sociais o que mais agradou ou desagradou.  Desta forma, possibilita à empresa compreender o cliente, e diminuir o impacto de problemas com os futuros consumidores, pois busca resolver os problemas de maneira mais assertiva, de acordo com as críticas.  

A partir do momento que se observa a percepção do cliente diante da empresa, é possível ver como é importante a experiência que ele teve ao adquirir determinado produto ou serviço. No entanto, o Social Listening também é uma forma de ver como a concorrência age nas redes sociais e qual o impacto que elas geram. 

Monitorar as redes sociais é uma forma de obter bons resultados de insight, gerenciar os conteúdos postados, responder mensagens e comentários feitos no canal da empresa, porém o Social Listening tem a função de se aprofundar nestes resultados e conhecer ainda mais a fundo o público consumidor do produto que a empresa oferece, pois ele também tem como objetivo interpretar estes dados dos monitoramentos e analisar da melhor maneira possível, para que os próximos passos sejam assertivos para a marca se consolidar no mercado.

Todos estes pontos são muito positivos para o crescimento da empresa; além de diminuir os impactos negativos, avalia as interações, entende mais a fundo o público-alvo, conhece sobre a concorrência e também aumenta a possibilidade de oferecer um produto e um suporte de qualidade ao cliente.

As ferramentas de Social Listening que podem ser utilizadas pelas empresas são: Hootsuite Insights, Sprout Social, BuzzSumo e Stilingue, cada uma com benefícios que devem ser avaliados pelos agentes de marketing digital, para entender o que melhor se adequa à empresa. 

Portanto, é possível ver como uma estratégia de marketing como Social Listening bem aplicada pode trazer bons resultados para uma marca, garantindo assertividade nas postagens de conteúdo e também nos produtos ofertados.

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