A Robotic Process Automation (RPA) é um tema em alta nos dias de hoje e, compreensivelmente, um ponto de muito interesse dentro de muitas iniciativas de transformação digital. Na verdade, a batalha sobre qual ferramenta de RPA tem mais gadgets e widgets tornou-se uma espécie de “briga de rua”.
Mas, aqueles negócios que estão focados nesse nível tático podem perder de vista o quadro maior: para realmente avançar com iniciativas de transformação digital e resolver um conjunto mais amplo de problemas de negócios com automação, as organizações precisam cada vez mais buscar uma capacidade de automação de plataforma que lhes permita otimizar operações finais.
Embora pareça inicialmente assustador implantar uma plataforma contra operações de negócios de ponta a ponta, os profissionais de TI podem seguir uma estrutura de três etapas, que serão explicadas abaixo, para estruturar suas iniciativas corporativas para a transformação digital. Veja atentamente quais são elas.
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Etapa 1: Entenda onde você está hoje
A transformação digital começa com a avaliação da prontidão dos negócios a partir de uma perspectiva de tecnologia e processo. A área de TI desempenha um papel indispensável para garantir que as tecnologias de transformação, como a automação, se encaixem na estrutura da empresa. O grupo de TI normalmente também define diretrizes para gerenciar o ambiente de tecnologia e mantê-lo seguro.
Paralelamente ao engajamento no envolvimento de TI, é importante engajar partes interessadas mais funcionais em toda a empresa para avaliar quão bem documentados são seus processos. A automação é mais poderosa quando implantada em processos que são bem definidos e já estão sendo executados corretamente. Em outras palavras, otimize primeiro e, em seguida, automatize os melhores resultados.
Etapa 2: Estabeleça um caso de negócios para automação
Depois de conduzir as avaliações de “prontidão comercial” acima, é importante estabelecer um caso de negócios que estabeleça claramente as conexões entre os objetivos de automação e estratégico corporativo, força de trabalho, operacional e financeiro.
Uma organização que faz esse trabalho antecipadamente é mais capaz de determinar quais tecnologias de automação são necessárias para resolver os problemas comerciais exclusivos identificados no business case. Para explicar melhor, esses problemas podem abranger o aprimoramento da maneira como as informações são capturadas e extraídas para executar essas informações nos sistemas/aplicativos de recebimento de dados.
Etapa 3: Crie um centro de excelência
É importante que as organizações criem um modelo operacional em torno da automação adequada aos seus negócios, também conhecido como Centro de Excelência para Automação Inteligente.
Uma equipe do Centro de Excelência orienta todos os aspectos relacionados à automação – incluindo manutenção e supervisão de padrões em toda a empresa, treinamento, gerenciamento de fornecedores; estabelecendo as melhores práticas e muito mais.
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Sendo assim, com uma abordagem de plataforma integrada, as organizações podem acelerar suas iniciativas de transformação digital e começar a trabalhar como as empresas digitalmente ativadas. O que está esperando para colocar essas etapas em prática então? Comece agora mesmo e acelere a transformação digital da sua empresa com automação!