//Vendas pelo Whatsapp: 10 dicas para vender mais hoje!

Vendas pelo Whatsapp: 10 dicas para vender mais hoje!

A cada dia mais empresas aderem ao Whatsapp visando aumentar suas vendas!

 

vendas pelo whatsapp

 

Se você acompanha as novidades tecnológicas, já deve ter ouvido falar dos chatbots.

Vendas pelo Whatsapp já é uma realidade! Confira os números abaixo e veja o tamanho desse mercado, que grande parte das empresas ou empreendedores ainda não se atentaram:

  • 120 milhões de usuários no Brasil
  • 1,6 bilhão de usuários no mundo
  • 55 milhões de chamadas de vídeo no whatsapp por dia
  • Usuários passam 340 milhões de minutos conversando por videoconferência
  • 42 bilhões de mensagens são compartilhadas todos os dias
  • 1,6 bilhão de fotos são enviadas todos os dias
  • 250 milhões de vídeos são compartilhados diariamente nos grupos
  • Falando em grupos, o aplicativo já acumula um bilhão, o mesmo número encontrado no Facebook.

O Whatsapp é um verdadeiro fenômeno da nossa era. Essa ferramenta mudou a forma de como as pessoas se comunicam e vai mudar também a forma como as empresas fazem negócios.

O que é um Chatbot?

Para que não haja dúvidas, vamos começar esclarecendo o que é um chatbot:

– Um bot é um software de inteligência artificial desenvolvido para executar uma série de tarefas automatizadas e programadas.  

Você pode obter maiores informações sobre chatbot nesse artigo onde explicamos em detalhes o que é um chatbot e como ele funciona.

É através dos chatbots que empresas e pessoas estão aumentando vendas pelo whatsapp.

 

Automação no Whatsapp é inovação no mercado

 

Utilizar o WhatsApp para aumentar seu faturamento é uma tendência irreversível, além de ser algo muito novo no mercado. Tanto os fornecedores de ferramentas de automação, como as empresas e os próprios usuários estão caminhando numa curva ascendente de aprendizado e desenvolvimento. Ainda há muito caminho a percorrer nessa estrada.

A própria tecnologia de Inteligência Artificial usadas nos chatbots, evoluem dia a dia mostrando que o cenário para o futuro é muito promissor. Já existem relatos de Bots que desenvolveram capacidade de aprendizado. Isto é, quanto mais eles são usados, mais inteligentes e eficazes se tornam.

Em se tratando de termos comerciais, a corrida pelo mercado favorece quem larga na frente. Por isso é tão importante as empresas e aos empreendedores estarem atentos as novidades nessa área, pois é justamente daí que pode surgir um diferencial de mercado a ser explorado por empreendedores pioneiros.

Como usar o Whatsapp para aumentar suas vendas?

 

vendas pelo whatsapp

 

Como dito anteriormente, por se tratar de um novo nicho de mercado, não existe verdade absoluta. As funcionalidades evoluem e trazem mudanças para o mercado em geral. Apesar de ser uma coisa nova no mercado, já existem algumas regras de ouro que podem te ajudar e muito a aumentar suas vendas.


Aqui podemos listar 10 dicas para aumentar suas vendas pelo Whatsapp.

 

vendas pelo whatsapp

Vamos a elas:

 

1 – Separe um aparelho único e exclusivamente para o seu negócio

Como diz o ditado: “Amigos, amigos, negócios a parte!”. Essa máxima vale para vendas no whatsapp também. Nada de misturar o seu aparelho pessoal com o aparelho da empresa. Ainda que seu telefone tenha capacidade para vários chips de operadoras fuja da tentação de misturar as coisas.

 

2 – Destaque em seu site e/ou suas redes sociais o número do Whastapp do seu negócio

Quanto maior a divulgação do whatsapp da sua empresa, melhor! Mais aumenta a sua capacidade de ganhar leads. Como o velho ditado: “A propaganda é a alma do negócio”.

Então não economize na divulgação de do seu canal de atendimento pelo Whatsapp.

 

3 – Lista de contatos: Organize!

É fundamental que você tenha os contatos dos seus clientes bem organizado na agenda do celular. Dessa forma ficará mais fácil se comunicar com eles.

Outra coisa muito importante é salvar na agenda do celular, juntamente com o número de telefone e o nome do cliente, alguma informação que te ajude a identificar o cliente.

Por Exemplo:

Carlos foi na sua loja e comprou um chapéu verde.

Você anota na agenda: Carlos Comprou chapéu verde

Dessa forma, quando houver a oportunidade de contato entre vocês, estará na agenda a lembrança de quem é aquele cliente e o que ele comprou.

O cliente, sem dúvida, gostará de saber que você guarda na “memória” algo sobre ele.

Isso fideliza o cliente.

 

4 –  Use o WhatsApp como canal de contato passivo / receptivo

Num primeiro momento é dessa forma que você tem que agir. Todos nós concordamos que é muito chato uma empresa pertubar o cliente no momento imediatamente após ele ter fornecido seu número de contato. Aguarde para amadurecer essa relação com o seu cliente antes de sair lotando o whatsapp dele com propaganda.

Não há necessidade de assustar o cliente justo no momento em que você acabou de conquistá-lo.

 

5 – Cuide da sua identidade visual

Nada de fotos criativas, fotos de campanhas para salvar a baleia azul. Whatapp é ferramenta de trabalho. Trate como tal. Na foto do perfil deve-se apenas conter o logotipo da empresa. Pode até colocar junto o endereço do seu site, email, etc. Mas cuidado para não poluir a imagem.

 

6 – Fuja de empresas que vendem Mailing

Você não sabe quem são as pessoas que constam nesse mailing. Portanto não há porque enviar propaganda para elas. Elas podem não só, não gostarem de receber sua mensagem, como podem reportar para o Whatsapp que você é um Spammer. Isso pode não só te bloquear na plataforma, como também resultar em banimento. Isso mesmo! Você pode ser expulso da ferramenta.

 

7 – Lista de Transmissão

Crie listas de transmissão (recurso que permite enviar mensagens para diversos contatos ao mesmo tempo). Antes disso, como já mencionado no item 6, é bom que os clientes estejam segmentados conforme seu interesse de compra, para evitar que te denunciem ao whatsapp e isso resulte na sua expulsão da ferramenta.

 

8 – Defina seu horário de atendimento pelo Whatsapp

Divulgue nas mídias sociais, no site ou até mesmo no próprio whatsapp os horários que sua empresa ou sua loja ficará aberta para interagir com o cliente.

O cliente não pode ficar sem resposta em hipótese alguma. Sob pena de manchar a sua reputação junto ao consumidor. Ao perceber que não há atendimento imediato o cliente pode desacreditar no seu serviço e torna-se muito mais difícil reconquistá-lo.

 

9 – Automatize atividades e ganhe tempo

Para evitar fazer tarefas repetitivas ao longo do dia, lance mão do recurso dos chatbots, como falado no início do texto.

É mais importante que você fique focado na estratégia para o seu negócio, do que focar em tarefas que podem ser muito bem executadas por chatbots.

 

10 – Planejamento é tudo!

Faça um planejamento! Planejar é a etapa mais importante desse processo, pois é no planejamento que o projeto ganha vida. É importante que as coisas saiam conforme foram planejadas.

Planeje suas postagens, as datas que serão enviadas as mensagens e o horário.

Planeje as imagens que serão enviadas e acima de tudo o seu conteúdo.

Tenha em mente os objetivos que deseja alcançar, pois tendo ciência de quais são eles, dificilmente você desviará do foco.

Planejar é controlar. E é esse controle que garantirá o seu sucesso.

 

Concluindo

 Antes de sair correndo, empolgado, e disparando mensagens para prospects ou atendendo dúvidas de clientes e consumidores, é necessário fazer um levantamento sobre as oportunidades e riscos nesse projeto. Da mesma forma que o e-mail e Facebook, o Whatsapp  é um canal de comunicação com “regras de conduta” a serem respeitadas.

Na prática do dia a dia, tenha a certeza de que os clientes não se sentirão incomodados. Só envie mensagens depois de ter a permissão da pessoa.

Estude o perfil de cada cliente. Procure entender como é o comportamento de compra do seu produto/serviço. Envie promoções ou oferta especial personalizada para cada perfil que você  mapeou, o segredo do sucesso para esse tipo de comunicação são as mensagens pessoais.

Lembre-se que o Whatsapp é um canal de comunicação de mão dupla. Se o cliente te autorizou enviar mensagens, automaticamente está permitindo que ele também as envie para você. Esteja preparado para responder prontamente não só as dúvidas quanto também as reclamações.

Como dito no início do texto, por se tratar de um caminho novo para todas as pessoas envolvidas nesse processo, ainda há uma longa estrada a percorrer. Estamos todos em uma curva de aprendizagem. Mas independente de qualquer coisa, é importante usar e abusar de uma regra que é fundamental em qualquer ramo ou atividade da vida: Bom senso!

Ficou com alguma dúvida? Se você quiser saber mais sobre  como vender pelo Whatsapp, agende uma reunião e vamos bater um papo.  Para nós é muito importante esclarecer suas dúvidas.

 

Fone: http://alanterra.com.br

2019-07-11T15:35:12-03:00 Por |

About the Author:

Estrategista de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!