5 Dicas de Marketing Digital para Restaurantes

Gerenciar um negócio não é tarefa fácil, principalmente se você escolheu investir em um restaurante. É preciso utilizar as ferramentas certas e estar atendo as novas tecnologias para se destacar no segmentos com maior expansão no país. Mas será que o marketing digital pode contribuir com o aumento de clientes no seu estabelecimento?

 

Conversamos com Paulo Rodrigues, responsável pela presença online do escritório de contabilidade para restaurantes, e nos passou algumas técnicas de marketing digital quem vêm ajudando seus clientes a melhorarem a imagem na internet, segmentar o público alvo e aumentar as vendas.

 

Site Rápido e Responsivo

Quando se trata de marketing digital para restaurantes, ter um site é o primeiro passo que consideramos ser obrigatório. Sua página na internet não precisa ter um design robusto, porém deve ser bem planejada e 100% funcional. Muitos de nossos clientes do segmento alimentício nos procuram com sites desatualizados, lentos, não são compatíveis com dispositivos móveis, páginas de contatos escondidas, imagens de baixa qualidade e mais uma série de detalhes que tornam a experiência do usuário bem desagradável.

 

A indústria de restaurantes está no topo da lista quando se trata de tráfego via smartphones, portanto seu site deve ser responsivo, isto é, compatível com os dispositivos móveis. Além de possuir seções verticais para que as pessoas possam rolar facilmente na hora de encontrar informações contato, menus, horários e uma galeria de fotos.

 

Google Meu Negócio

Cadastrar o seu restaurante no Google Meu Negócio também é de grande importância para colocar sua página nos resultados de pesquisa, principalmente para buscas locais. Ao procurar por alguns termos, o Google exibe 3 resultados de locais próximos relacionados a palavra buscada, por exemplo, quem procura por “restaurante japonês” se depara primeiramente com 3 locais que oferecem esse tipo de culinária na região. Dessa forma o seu estabelecimento pode ser encontrado por clientes em potenciais que estão procurando por pratos que você ofereça em seu empreendimento.

 

Ter uma empresa no Google Meu Negócio é totalmente gratuito e para começar a aproveitar esse serviço e aumentar a visibilidade do seu restaurante na web, basta acessar o site e se cadastrar.

 

Mídias Sociais Para Restaurantes

Muitos proprietários de restaurantes sabem da importância das redes sociais, porém nem todos sabem como utilizá-las para atrair novos clientes. Um bom planejamento de marketing digital inclui criar estratégias para atingir o seu público alvo e não só ganhar seguidores e curtidas, mas também poder converter esses usuários em vendas no seu estabelecimento.

 

Não basta apenas criar uma página no Facebook ou perfil no Instagram, é preciso compartilhar conteúdo relevante para o seu público, dando prioridade para imagens de alta qualidade. As redes sociais é onde você conversa com seus clientes regularmente, por isso ela precisa ser levado a sério.

 

Junte-se aos serviços de entrega

No ambiente atual todo focado em serviços online, aderir as novas plataformas poder ser crucial para o sucesso do seu negócio. Os serviços de entrega como Ifood podem ser uma boa solução para aumentar o faturamento do seu restaurante. Esses sites e apps de entregas já contam com uma série de usuários ativos buscando por comidas prontas a qualquer hora. Logo o proprietário de restaurante pode fazer o cadastro e oferecer seu menu na própria plataforma. Recomendamos que consulte as taxas de comissão que normalmente são cobradas e também consultar a viabilidade de fazer parte desse modelo de negócio.

 

Considere parcerias com empresas de entrega online como:

  • Ifood
  • Loggi
  • Spoonrockt
  • Uber Eats

Milhares de clientes podem encontrá-lo pela primeira vez através de serviços como estes!

 

Conteúdo de Vídeo

Por fim, mas não menos importante no marketing digital para restaurante é a a criação de vídeos sobre seu negócio. Quase metade dos usuários passa uma hora assistindo a conteúdo de vídeo nas redes sociais todos os dias. São muitos clipes de dez a sessenta segundos ao longo de um dia.

 

A principio esse pode ser um investimento alto, porém vale cada centavo. Quando escolher uma empresa especializadas no segmento vídeo, trace estrategias para atingir seu público alvo de várias maneiras. Recomendamos vídeos de 10 segundos, 30 segundos e 2 minutos para diferentes plataformas. Vídeos mais longos são apropriados para o Youtube, enquanto usuários do Instagram ou do Facebook querem ver clipes curtos.

 

Embora desenvolver um bom planejamento de marketing digital para restaurantes não seja uma tarefa tão simples, todo o investimento, seja de dinheiro ou tempo, com certeza será recompensando. Concentre em seus clientes e nas estratégias mencionadas anteriormente, dessa forma você irá realmente fazer a diferença nos seus resultados da sua campanha. Mesmo aplicando nossas dicas, não se esqueça que oferecer pratos de qualidade e prestar um serviço cordial ainda é a melhor técnica não só de atrair novos clientes, mas também de fidelizá-los.

 

Alan Terra

Estrategista de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

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