//Site Personalizado ou Construtor de Sites. Qual o melhor para sua empresa?

Site Personalizado ou Construtor de Sites. Qual o melhor para sua empresa?

Nos últimos anos, a quantidade de construtor de sites aumentou e muitas pessoas vão em busca deles devido à praticidade para a sua criação.

Contudo, será que vale mesmo a pena desenvolver uma plataforma desse modo? Será que esse tipo de criação irá suprir as necessidades da sua marca/empresa?

Ter um site personalizado é uma opção que pode parecer mais cara a princípio, no entanto, a longo prazo ela traz inúmeras vantagens.

Pensando nisso, resolvemos abordar o assunto neste artigo. Ou seja, iremos mostrar para você quais as características e diferenças entre um construtor e do serviço de criação de sites profissionais, confira!

 

Construtor De Sites, Como Funciona?

Para quem deseja apostar na criação de sites para divulgar sua marca no meio digital, hoje, o que não faltam são construtores de sites.

Ou seja,  ferramentas nas quais é possível criar sites  de forma gratuita ou a preços acessíveis. Em geral, com um desenvolvimento de:

  • Fácil utilização;
  • Preparo em poucas horas.

Acontece que essas ferramentas não exigem a necessidade de grandes investimentos e permite a qualquer pessoa criar um site sem entender de programação e web design.

Seus recursos são intuitivos e, muitas vezes, utilizam o sistema arrastar e soltar. Com modelos semi ou totalmente prontos, a personalização é bem simples.

No entanto, isso acaba tornando as opções limitadas e os sites ali produzidos, padronizados.

Isso quer dizer que seu site não é tão personalizável quanto você deseja. O que pode torná-lo pesado, lento e incompleto.

Basicamente, ele não terá todos os recursos necessários integrados para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

Vale destacar ainda que, em muitos dos casos, o seu domínio será dependente da plataforma de criação, quando essa é gratuita. Tendo então, que pagar para ter domínio próprio. 

Resumindo… os construtores são ferramentas intuitivas e fáceis de usar com customização limitada e criação quase que padronizada.

 

Como Funciona Um Site Personalizado?

 

Site Personalizado

Mas, quando o assunto é criação de sites profissionais, aqui temos um conceito completamente diferente e verdadeiramente personalizável.

Em primeiro lugar, devemos destacar que  esse serviço é feito por profissionais especializados . Tal como, agências de desenvolvimento e design web.

Um grande exemplo desse mercado é a BQHost, uma empresa que atua a mais de uma década com serviços de excelência para seus consumidores.

Quando você contrata uma empresa para realizar esse tipo de serviço, seu site se torna completo. Isso porque ele será criado pensando nas necessidades da sua empresa.

Ou seja, você não estará limitado por layouts e ferramentas disponibilizadas em um software.

Você contará com um profissional que irá criar do zero, um site totalmente personalizado. Isso quer dizer que ele irá considerar:

  • Plugins necessários;
  • Integração com redes sociais;
  • Integração com ferramentas de análise;
  • Otimização da plataforma;
  • Instalação de um CMS;
  • Segurança dos dados;
  • Características do seu segmento;
  • Produtos e serviços vendidos/representados;
  • E muito mais.

Por exemplo, se você quiser criar um site com ambiente que permite o fechamento de compras, será desenvolvida uma página de checkout, carrinhos de compra, etc.

Do mesmo modo que, se você quiser um blog ele irá pensar na instalação de um CMS e plugins adequados. Tal como o WordPress e YoastSEO.

Basicamente, o desenvolvedor do site irá pensar em tudo que sua plataforma irá precisar para  atrair, converter e fidelizar clientes. 

Pensando sempre nos objetivos que você descrever para o uso do site, proporcionando a identidade visual desejada. Mas, sem deixar de lado uma imagem profissional que denota um aspecto de segurança e confiabilidade.

Resumindo… os sites profissionais são desenvolvidos de forma única, cuidando das características e necessidades da sua empresa, sem limitações e com muita personalização.

 

Construtor De Sites vs. Site Personalizado

 

Construtor De Sites vs. Site Personalizado

Agora que você já sabe como cada um desses serviços funciona, quero compará-los de forma direta. Primeiro quero destacar o fator financeiro, que é um dos principais determinantes. 

  • Construtor: a princípio, demonstra ser uma boa opção para quem tem pouco a investir. A longo prazo, a falta de funcionalidades específicas atrasa o desenvolvimento da empresa e o aspecto padronizado, prejudica sua imagem profissional;
  • Site personalizado: inicialmente ele possui um custo maior, contudo, seus benefícios são percebidos tanto a curto, quanto longo prazo. Pois, o ambiente se volta a todas as necessidades da empresa e ainda permite a criação de conteúdos, campanhas e integrações de forma facilitada. Lembrando ainda, que todas as ações podem ser mensuradas.

Com a simples comparação acima, podemos desmembrar isso em diversos outros aspectos, tal como o gerenciamento da plataforma.

Isso porque para a criação de sites profissionais, iremos usar como exemplo a BQHost, que oferece uma plataforma completa. Ou seja, incluindo a sistema de gerenciamento WordPress.

A instalação é feita durante o processo de desenvolvimento, o que facilita e otimiza a vida do empreendedor que depois poderá focar em suas estratégias.

Com tudo já pronto e personalizado desde o começo, fica muito mais fácil impulsionar o crescimento da empresa. Pois, você irá contar com vantagens no seu site como:

  • Integrações: com as redes sociais utilizadas pela sua marca, com ferramentas como o Google Analytics para mensurar dados e com o e-mail marketing;
  • Segurança: seu site virá com o certificado SSL que verifica a segurança de um ambiente virtual, demonstrando sua confiabilidade. Além disso, serão instalados plugins de proteção a sua plataforma;
  • Otimização: seu site não apenas virá com o melhor CMS do mundo instalado, como ainda, irá contar com o plugin SEO mais eficaz do mercado.

 

Conclusão

 

Crescimento do seu negócio

Portanto, vimos ao longo deste artigo quais as diferenças entre os construtores de site e a contratação de um serviço de site profissional e personalizado.

Dessa forma, podemos notar que a segunda opção é a mais vantajosa. Isso porque ela  favorece o crescimento do seu negócio. 

Já que sua plataforma estará preparada com as funcionalidades adequadas para colocar suas ações de marketing e vendas em ação, alcançando ótimos resultados.

Gostou deste artigo? Conte para nós nos comentários e compartilhe com seus amigos.

2020-02-21T09:58:08-03:00 Por |

About the Author:

Estrategista de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?