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Implementar estratégias GEO para e-commerces envolve utilizar dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce. Com o aumento da popularidade dos assistentes de busca e Inteligência Artificial Generativa, os e-commerces devem adaptar suas estratégias para que os seus produtos apareçam nos mecanismos de busca e plataformas de Inteligência Artificial.
Nesse contexto, o foco na criação de conteúdo ou de páginas para sites deixa de ser apenas o SEO (Search Engine Optimization) e passa a ser a menção direta do seu produto em uma resposta GEO, sigla para Generative Engine Optimization.
O SEO local, em conjunto com a otimização para IA, conhecido como GEO, se tornou indispensável para e-commerces que desejam manter a visibilidade em um cenário cada vez mais competitivo, em que os usuários estão priorizando realizar pesquisa por meio de ferramentas de Inteligência Artificial. Descubra quais são as melhores estratégias GEO para e-commerces!
Por que os e-commerces precisam ir além do SEO tradicional?
Ir além do SEO tradicional se tornou indispensável para os e-commerces, pois a jornada de compra do consumidor se tornou mais complexa e fragmentada do que antes. Se antes ela se limitava a pesquisas em mecanismos de busca, como o Google, seguidas da visita a alguns sites, agora envolve múltiplos pontos de contato e decisões influenciadas por diferentes canais.
Com a ascensão da Inteligência Artificial (IA), busca por voz, crescimento do social commerce e importância da experiência do usuário, exigem uma abordagem de marketing mais estratégica. A jornada de compra do cliente evoluiu bastante pelos seguintes motivos:
- IA e busca generativa: a pesquisa por meio da Inteligência Artificial fornece respostas diretas em vez de lista de links que podem não conter as respostas esperada, minimizando taxas de cliques (CTR) tradicional;
- Canais diversificados: atualmente os consumidores podem comprar produtos por meio de diversos canais, como sites, marketplaces, redes sociais e outros, se tornando cada vez mais fácil fazer compras online;
- Busca por voz: com os assistentes de voz, a otimização deve ir muito além do uso de palavras-chave.
O cenário do e-commerce está cada vez mais saturado, e depender apenas do SEO tradicional não é mais suficiente para se destacar da concorrência cada vez maior, sendo essencial implementar estratégias GEO para e-commerces.
O SEO auxilia os usuários a encontrarem seus produtos e conteúdo, o marketing digital, no geral, contribui ativamente para criar uma experiência de marca memorável, construindo engajamento e confiança. Além disso, a Inteligência Artificial também trouxe uma variedade de possibilidades, indo muito além da pesquisa, e tornando possível até mesmo a criação de site com IA.
O que são Estratégias GEO para e-commerces e como elas funcionam?
Estratégias GEO para e-commerces são um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o conteúdo de comércios eletrônicos, visando sua visibilidade nas respostas geradas por Inteligência Artificial (IA) em mecanismos de busca. O GEO é considerado uma evolução do SEO tradicional adaptado para as pesquisas impulsionadas pela IA generativa.
Enquanto o SEO tradicional tem como foco o destaque nos primeiros links dos resultados de busca dos mecanismos de pesquisa, o GEO faz com que a marca seja citada nas respostas geradas pelas ferramentas de IA de forma concisa e estruturada. As estratégias GEO para e-commerces funcionam da seguinte maneira:
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- Otimização para respostas diretas: as IAs respondem às perguntas dos usuários de forma organizada e bem estruturada, o que torna fundamental que os e-commerces otimizem seus conteúdos para serem citados e priorizados pela Inteligência Artificial (IA);
- Estrutura de perguntas e respostas: o conteúdo deve ser bem estruturado com títulos e subtítulos (H2, H3 e outros) com respostas rápidas e objetivas, além de utilizar uma linguagem acessível, também evitando rodeios;
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- Conteúdo de alta qualidade: as plataformas e modelos de IA priorizam informações de fontes concretas e em diferentes formatos, como texto, vídeo, imagens e infográficos;
- Integração com a intenção do usuário: além das palavras-chave, a IA prioriza a intenção de busca do usuário e o contexto. Com isso, as estratégias GEO para e-commerces devem ter como foco a compreensão da jornada de compra do usuário e oferecer um conteúdo que atenda às suas necessidades da melhor forma;
- Atualização frequente de conteúdo: os modelos de IA valorizam informações atualizadas. Por isso, é fundamental realizar atualizações constantes para ser priorizado pela Inteligência Artificial;
- Confiabilidade de autoridade: a IA cita fontes que considera confiáveis, ou seja, é crucial criar conteúdo de qualidade, otimizar as páginas e link building.
Investir em estratégias GEO para e-commerces traz uma série de vantagens, como tráfego qualificado, mais visibilidade, adaptação ao futuro da pesquisa e uma melhor experiência para os usuários.
Estratégias GEO para e-commerces aplicadas à descrição de produtos
As estratégias de GEO para e-commerces se tornaram essenciais que visam se destacar nos resultados de pesquisa por IA. Em vez de somente obter classificação nos mecanismos de pesquisa tradicionais, o principal objetivo é ser citado como uma fonte confiável por assistentes de Inteligência Artificial, como o Google Gemini e ChatGPT.
Esse fator exige que as descrições dos produtos sejam mais detalhados, tenham informações relevantes e estrutura semântica clara. Confira alguns detalhes para aplicar descrições de produtos da melhor forma:
Como escrever descrições que respondem perguntas reais
Para criar descrições que respondam às perguntas reais é importante compreender o que o cliente deseja saber sobre algo em específico, antecipando suas dúvidas para adicionar informações que a IA possa considerar útil. Considere os seguintes fatores:
- Utilize uma linguagem convencional e natural: a IA generativa costuma priorizar conteúdo fácil de entender e relevante;
- Faça uma pesquisa de perguntas frequentes: crie uma lista com perguntas mais frequentes sobre a sua marca ou produto;
- Crie conteúdo aprofundado sobre o produto: ao criar conteúdo, vá muito além de perguntas e respostas simples sobre o produto. Por exemplo: se o objetivo é falar sobre uma tesoura de costura, é fundamental ir além das informações básicas da ferramenta e falar também sobre os benefícios.
A IA generativa utiliza uma estrutura muito bem organizada de respostas aos usuários, o que significa que é essencial criar conteúdo de texto bem estruturado com títulos, subtítulos e FAQs.
Estrutura semântica: tópicos, listas, dados e contexto
Uma estrutura semântica auxilia os usuários e a IA a compreenderem o conteúdo de forma mais facilitada. Nesse contexto, é crucial levar em conta alguns fatores importantes ao criar conteúdo, como:
- Títulos e subtítulos (Headings);
- Tabelas e dados;
- Listas com numeração ou marcadores;
- Links internos.
Um dos pontos mais importantes ao criar conteúdo de texto, é a conclusão de links internos, que envolve adicionar links aos textos de produtos semelhantes ou complementar, para orientar a navegação do comprador.
Evite “mais do mesmo”: como sair do template de fábrica e criar diferencial
Para se destacar entre a concorrência, o segredo é criar conteúdo com autoridade. Nesse sentido, você pode incluir a história da sua marca, bem como os motivos por trás da criação da sua marca, o que pode gerar uma maior conexão com os clientes em potencial. Outros pontos importantes, compreendem:
- Seja autêntico: conteúdo original é indispensável para se destacar nas respostas por IA. Por isso, não copie e cole o conteúdo da concorrência e busque sempre manter a autenticidade;
- Adicione um ponto de vista: adicione a uma opinião sobre o produto e dê preferência de alguém que já utilizou para tornar o conteúdo ainda mais confiável;
- Mostre que o produto resolve um problema: descreva as principais dores e problemas que o produto pode minimizar ou resolver. Por exemplo, em vez de simplesmente dizer que um tênis é de corrida, fale sobre o conforto que ele proporciona durante os exercícios;
- Adapte o conteúdo para o público: utilize uma linguagem facilitada para público que pretende alcançar.
Não se esqueça de explorar o EEAT (Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade), que é indispensável para alcançar o público-alvo de forma orgânica por meio das ferramentas de Inteligência Artificial.
Estratégias GEO para e-commerces na criação de conteúdo de apoio
Para o e-commerce as estratégias de GEO se tornam cada vez mais essenciais para que o conteúdo seja compreendido e citado nas respostas de IA generativa, como o Google SGE, que têm sido amplamente utilizado para exibir respostas rápidas e bem resumidas nos resultados de pesquisa. As principais estratégias de GEO para o comércio eletrônico incluem:
- Foque em respostas diretas e na intenção de busca dos usuários;
- Use dados estruturais de forma estratégica;
- Adicione listas e tabelas.
O principal objetivo é garantir que sua marca seja considerada uma fonte de informação confiável para os modelos de Inteligência Artificial, aumentando a visibilidade e autoridade da sua empresa ou marca.
Como monitorar e otimizar sua presença em respostas geradas por IA
Monitorar e otimizar a sua presença nas respostas geradas por IA envolve utilizar ferramentas de monitoramento de IA, como o Semrush, monitorar prompts, consultas de busca e fazer pesquisas relacionadas ao conteúdo publicado.
O uso de estratégias GEO para e-commerces tornou-se essencial para qualquer empresa inserida no mercado eletrônico. Para isso, crie conteúdo com títulos e subtítulos, desenvolva respostas rápidas, crie conteúdo de alta qualidade e aprofundado, atualize o conteúdo e utilize uma linguagem que facilite a compreensão do público que deseja alcançar.
A H2WEB é uma agência de marketing digital especializada em Inteligência artificial que auxilia empresas a alcançar o público-alvo no meio digital com as ferramentas certas. Acesse a plataforma da H2WEB e entenda como a nossa equipe pode ajudar a implementar estratégias de GEO no seu negócio!

