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Por Que a Velocidade do Site é Importante e Como a IA Pode Ajudar?
Investir na velocidade do site é fundamental para garantir uma experiência positiva ao seu visitante. Além disso, ela também é uma excelente ferramenta de SEO, uma vez que influencia em seu ranqueamento dentro dos mecanismos de busca.
A cada atualização em seu algoritmo, a experiência do usuário se torna cada vez mais importante para os buscadores. A velocidade do site é apenas um de muitos pilares que impactam isso positivamente, de forma a proporcionar excelentes resultados.
O que é a Velocidade de um Site?
Podemos definir a velocidade do site como o tempo que uma página leva para responder ao usuário. Em outras palavras, é o quanto ela demora para ser carregada e exibida na tela. Desde 2010, esse é um dos fatores base para o algoritmo do Google ranquear os sites em seu mecanismo.
O ideal é que uma página não leve mais que 3 segundos para ser carregada. Desse modo, o site pode receber uma boa posição no ranking do Google. Sites lentos desestimulam os usuários e os mesmos abandonam a navegação na página em questão – ou seja:
- Um site rápido mantém o usuário conectado na página;
- A velocidade do site impacta na taxa de rebote, se ela for alta, o mecanismo de busca entender que o seu conteúdo não tem grande relevância;
- Um site lento reduz a taxa de conversões de potenciais clientes;
- Sites mais rápidos alcançam melhores posições nos mecanismos de buscas.
O rebote de um site, no contexto do marketing digital, é a situação na qual o visitante acessa uma página da internet e logo sai dela, sem fazer interação com outras páginas. O visitante volta para o buscador e acessa outros sites.
Nesse quesito, a Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode ser usada para otimizar a velocidade de um site e evitar esse rebote. Essa tecnologia permite fazer análise preditiva, otimização de imagens, gerenciamento de tráfegos e aprender continuamente através do machine learning.
Como a Velocidade do Site Afeta o SEO?
A velocidade do site faz parte dos fatores de classificação no SEO, especialmente, pois ela pode afetar a experiência do usuário. Os boots dos mecanismos de buscas rastreiam aqueles sites que são mais rápidos, e, assim, recebem maior visibilidade nos resultados de pesquisas.
A Relação entre Velocidade do Site e Experiência do Usuário
A velocidade do site é crucial na experiência do usuário (UX), ao impactar na satisfação do mesmo ao navegar pela página. Muitas pessoas abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar – ou seja, cada segundo de atraso no carregamento pode reduzir a taxa de conversão.
O Impacto de um Site Lento nas Taxas de Conversão
Uma página que seja lenta mostra o quanto a velocidade do site pode impactar na taxa de conversão do usuário. Ela influencia diretamente na experiência do seu usuário e no ranqueamento da página dentro dos mecanismos de busca. Caso seja lenta, acaba não sendo vista pelos usuários e passando despercebida, e perde vendas.
Hoje em dia, a UX é fator base para que os mecanismos de busca posicionem as páginas no topo. Um dos critérios, no entanto, para garantir uma boa experiência de usuário está na velocidade do site.
Como a IA Pode Ajudar a Melhorar a Velocidade do Site
A Inteligência Artificial (IA) ajuda a otimizar um site por possuir algoritmos avançados de aprendizado de máquina – machine learning. Dessa forma, as páginas podem ser carregadas rapidamente, além de oferecer uma experiência personalizada para o usuário.
Integrar a IA em um site permite que as páginas se adaptem de acordo com as necessidades dos usuários. É possível prever o comportamento dos mesmos, e com isso melhorar a interação. A inteligência artificial pode fazer análise de desempenho, comprimir arquivos e monitorar e apontar ajustes necessários.
Análise de Desempenho
Ferramentas de IA podem monitorar o tráfego do site, com isso é possível otimizar o desempenho com base na identificação de gargalos, que precisam de correções para deixar a página mais ágil.
Nesse cenário, a IA distribui o tráfego de modo inteligente para evitar que os servidores fiquem sobrecarregados. Além disso, o recursos de análise preditiva identifica e prevê problemas de desempenho antes que eles afetem a experiência do usuário.
Minimização e Compressão
A minimização e a compressão são técnicas utilizadas para reduzir o tamanho de arquivos e aumentar o desempenho do site. O recomendado é comprimir o máximo possível, mas sem perder a qualidade.
Ferramentas de IA são capazes de comprimir automaticamente as imagens de um site. Isso é fundamental para reduzir o tamanho dos arquivos e ao mesmo tempo manter a qualidade visual.
Monitoramento e Ajustes Contínuos
Por meio do monitoramento contínuo de sites é possível acompanhar o desempenho e a disponibilidade do mesmo. Isso permite corrigir problemas e fazer ajustes necessários para assegurar o funcionamento das páginas.
Os algoritmos de IA possuem um aprendizado contínuo. Isso significa que os dados de um site construído com essa tecnologia são ajustados e otimizados de forma constante, e isso mantém o bom desempenho das páginas.
A IA tem se tornado um recursos essencial em várias áreas, e na otimização de sites não é diferente. Essa tecnologia é capaz de acelerar o carregamento da página, personalizar a experiência do usuário, melhorar o engajamento e aumentar a taxa de conversão.
Tudo isso graças à capacidade que a IA possui de se adaptar ao comportamento dos usuários em tempo real. Se um visitante acessar um site e pesquisar pelo produto ‘X’, ele receberá mais recomendações de acordo com suas buscas.
Aqui podemos abrir espaço para falar sobre o que é marketing de buscas, que trata-se de uma estratégia que tem como objetivo divulgar uma marca ou seus conteúdos por meio dos buscadores de internet.
Como a H2Web Usa a IA para Melhorar a Otimização do seu Site
A H2Web é uma agência de marketing digital em São Paulo que oferece os serviços de criação de sites com IA. A empresa pode desenvolver para o seu negócio páginas com design intuitivo e com alto desempenho, para destacar a sua marca na internet. O seu negócio pode contar com páginas personalizadas e com alto desempenho.
A agência de marketing digital H2Web realiza também uma consultoria de SEO com IA. Ou seja, ela usa a inteligência artificial para otimizar a sua página e garantir que a sua marca alcance as primeiras posições nos resultados de buscas. Você pode contar com os seguintes serviços:
- Criação de site com IA: a IA é uma aliada da equipe H2Web, que usa essa ferramenta com supervisão humana para criar sites com alto desempenho;
- Otimização SEO com IA: A ferramenta de inteligência artificial torna o SEO mais preciso, graças à sua capacidade de lidar com grandes volumes de dados e aprender com padrões;
- Google meu negócio: ferramenta do Google que permite que a empresa crie divulgação da marca nos resultados de pesquisa e no Google Maps;
- Redes sociais com a IA: a sua empresa pode obter informações com base nos hábitos dos seus consumidores.
A integração de ferramentas de IA com a supervisão de uma equipe qualificada permite agilizar a análise de dados, personalizar e melhorar o desempenho – tudo embasado por insights precisos. A velocidade de um site é um fator crucial para ranquear a página de uma marca. Além disso, a inteligência artificial aliada ao desenvolvimento de sites ajuda bastante na otimização das páginas web.
Conte com o nosso time especialista da H2Web para otimizar seus resultados! Com a nossa expertise de mercado e dicas em nosso blog, você pode obter maiores chances de ter autoridade dentro dos mecanismos de busca!