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Fonte: alanterra.com.br
A presença online hoje é quase obrigatória, seja para você como indivíduo, seja para a sua empresa. Estar fora das redes sociais implica na perda de contatos, de ofertas e de conteúdos que, cada vez mais, são desenvolvidos exclusivamente para esses canais.
Visualizando a necessidade de estreitar seu relacionamento com os clientes, todos os dias, novas empresas se inserem no mundo das redes sociais para construir um novo patrimônio para sua marca: seus seguidores.
Além do baixo custo de utilização, redes sociais são amplamente bem aceitas e de fácil acesso por pessoas de diferentes faixas etárias. Ao mesmo tempo em que não gostam de perder tempo esperando respostas em ligações, e-mails ou SACs, usuários têm estado mais abertos às conversas inbox que parecem ser mais rápidas e efetivas.
Nesse cenário, franquias também podem aderir a essa realidade cada vez mais presente, adaptando suas singularidades para trabalhar o marketing em redes sociais. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para você implantar já essas estratégias no seu negócio.
Desenvolva ações pontuais de marketing em redes sociais
A comunicação mais estreita com o público permite que a franquia desenvolva ações locais e alcance seus consumidores mais rapidamente. Criar promoções de vendas ou cupons de desconto para determinados produtos, elaborar campanhas para a participação em eventos e feiras sem, necessariamente, envolver o perfil da matriz da empresa podem ser boas estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Aproxime sua marca do local onde ela está
Elaborar posts relacionados a acontecimentos locais, por exemplo, o aniversário da cidade e criar memes com um fato curioso ou gíria local são ferramentas muito úteis e que devem ser usadas para gerar engajamento do público.
Curtidas e compartilhamentos certamente terão taxas crescentes, caso a franquia esteja sempre atenta aos acontecimentos locais, ainda mais se houver a inserção do humor nas postagens.
Responda mais rapidamente e em menor volume de mensagens
Vamos imaginar que uma marca nacional tenha 5 milhões de seguidores em uma rede social. Esse número dividido em perfis locais obviamente será bem menor, então, digamos que o perfil de São Paulo tenha 800 mil seguidores.
Teoricamente, o número de mensagens recebidas pelo perfil local será expressivamente menor, o que, consequentemente, também diminuirá o tempo de resposta.
Facebook, Twitter, WhatsApp são exemplos de ferramentas que surgiram para aproximar pessoas e encurtar o tempo de resposta de qualquer demanda — afinal, todo mundo quer tudo pra já! Então, quem atende seus seguidores mais rápido sai ganhando.
Siga o DNA da marca
Em todas as situações listadas acima, é essencial sempre ter em mente que a marca possui uma identidade e ela deve ser seguida. Símbolos, cores, fontes, imagens, linguagem — tudo isso compõe a identidade visual da marca e os perfis das franquias não podem destoar dela.
Para isso, a comunicação com a matriz deve ser clara e assertiva e as ações precisam ser planejadas com antecedência. Assim, franqueados e franqueadores andarão em sintonia e isso certamente será percebido pelo cliente.
Mantenha a unidade com o franqueador
Para o franqueador, também é vantajoso investir nas redes sociais, pois fortalece a marca bem como o seu posicionamento. Permitir que os franqueados adotem redes sociais próprias não é uma decisão fácil, mas pode trazer ótimos resultados se o processo for bem instaurado e acompanhado para que todas as unidades possuam uma linguagem realmente única sem destoar dos principais objetivos da matriz.
Estabelecer regras claras e desenvolver um manual de boas práticas pode auxiliar no processo de chegada dos franqueados nas redes sociais. Em todo caso, é importante ouvir as solicitações vindas das franquias e sempre oferecer um feedback rápido.
A interação entre franqueadores e franqueados deve resultar em práticas assertivas no desenvolvimento do marketing em redes sociais. Por isso, o diálogo constante é sempre bem-vindo.
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