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Segundo Phillip Kotler, um dos pais do Marketing definiu esta ciência como ´´Um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros“.O marketing é a inteligência estratégica e competitiva de uma empresa, e possui uma importância que a cada ano fica mais visível.
O marketing é quem ergue as empresas e faz com que elas vendam mais e repensem sua maneira de atuar e atingir o público alvo. O novo marketing está mais desafiador, tendo a internet como uma nova arma que quando bem usada, gera mais clientes, vendas e dinheiro. Neste artigo, alguns pontos importantes do marketing na gestão empresarial.
Marketing Foca Em Planejamento Antes Da Ação
Uma gestão empresarial focada no marketing, tem no planejamento estratégico as diretrizes para saber quais a ações que serão benéficas e levarão ao sucesso de uma campanha de produtos ou serviços.
O planejamento deve ser o primeiro passo que a empresa deve tomar, pois quando existe, a gestão empresarial tem projeções e parâmetros de como deverá ser abordagem para o cliente, quanto será o valor mais justo dos produtos e serviços, quais campanhas serão melhores e quais os caminhos errados que deverão ser evitados ou ajustados.
O Marketing Conhece O Publico Alvo E Trabalha Para Ele
Um dos pontos que o marketing foca é no público alvo e é neste departamento, que se estabelece qual é o perfil, quanto ganha, quais interesses, qual os produtos ou serviços concorrentes que utiliza e se não usa, se usaria caso encontrasse qualidade e preço atraente.
É fundamental o departamento de marketing ter conhecimento profundo do público, pois é dessa forma que conseguirá atingir as metas estabelecidas no planejamento. Na gestão empresarial, o marketing trabalha em prol de oferecer ao cliente sempre o melhor, dentro daquilo que ele almeja.
O Marketing Enxerga Os Nichos De Mercado
Na gestão empresarial, nem sempre a observação do nicho de mercado fica clara, mas essa é uma das formas da empresa atingir seus objetivos, quando descobre que pequenos nichos de mercado podem ser grandes saídas para lucrar mais.
Uma empresa focada em lojas de rua, pode encontrar um bom nicho de mercado na internet, tendo uma e-commerce especializado. Enquanto um açougue comum vende todo tipo de carne, outro foca no nicho de carnes especiais para churrasco, além de acessórios e produtos para esse fim.
Ou seja, o marketing consegue perceber pequenas oportunidades dentro de uma grande e faz dela uma especialidade, algo que agregue valor e ofereça mais qualidade aos clientes. Uma empresa que busca ganhar mercado, deve visar não somente o todo, mas as pequenas partes e perceber suas oportunidades especiais.
Fique De Olho Na Concorrência
Eis um ponto que deve ser observado, mas não potencializado. Ficar de olho na concorrência é perceber seus avanços, seus produtos e serviços, a qualidade deles e como estão atingindo o público alvo que é o mesmo seu. É entender o que está sendo benéfico e o que está sendo ruim e não seguir o mesmo caminho, mas fazendo de uma forma diferente e melhor.
Não potencializar a concorrência é não valorizar demais seu ´´perigo“, a ponto de supervalorizar o que ela oferece e menosprezar seus esforços. Apenas não deixe passar “batido” e integre a ideia a seu portfólio.
Marketing Na Gestão Empresarial
O marketing é o que garante estratégias de vendas e mais rentabilidade e crescimento para uma empresa. A Gestão Empresarial hoje, precisa andar lado a lado com ela, caso queira ver o sucesso de um negócio. Para profissionais da área ou quem quer aprender e atuar, fazer curso online de Marketing e Gestão Empresarial. oferecerá conhecimento e certificado para uma qualificação completa.