Marketing para franquias: 5 estratégias para atrair franqueados hoje!

Marketing para franquias

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O desejo de toda franquia é expandir a atuação e, assim, alcançar estabilidade no mercado, por meio de franqueados alinhados com o projeto da franquia e responsáveis para um crescimento saudável do empreendimento. Entretanto, para alcançar pessoas com o perfil ideal é preciso desenvolver estratégias de Marketing para franquias que sejam capazes de atender essas exigências.

A seguir, listamos 5 estratégias para atrair franqueados e conquistar o sucesso.

 

Planejamento estratégico de Marketing para franquias

Um crescimento desorganizado vale a pena por ainda se tratar de crescimento? Nem sempre. Franquias de sucesso já desenvolvem há algum tempo a ideia de que a expansão da franquia depende também do comprometimento e do alinhamento dos franqueados com a proposta do negócio. Nesse sentido, o crescimento a partir de um planejamento estratégico prévio tem mais chances de permitir que o negócio se consolide.

 

O planejamento estratégico contempla todas as áreas do negócio, desde o perfil desejado dos franqueados, até os meios de divulgação e de atração de potenciais clientes. O planejamento deve reunir uma análise realista do mercado sem perder a ideia de um negócio ousado, que se aproveite de novos modelos de relacionamento com o franqueado.

 

Entre os elementos que devem constar no planejamento se destacam: os objetivos, o público-alvo, o orçamento, as estratégias de marketing para franquias, os canais de atuação, o plano de negócios etc.

 

 

Inbound Marketing para franquias

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais sólidas atualmente. A solução consiste em uma metodologia de atração, conversão e fechamento de negócios a partir da oferta de informações online que preparem um potencial cliente para a finalização do negócio.

 

O sucesso do Inbound Marketing se deve às diversas frentes de atuação da estratégia, que utiliza diferentes plataformas e abordagens. O objetivo é criar conteúdos de qualidade pelos quais os potenciais clientes que pesquisam sobre o tema nas ferramentas de buscas encontrem o site da franquia.

 

As informações, inéditas e relevantes presentes no site, devem atender ao usuário de forma a incentivá-lo a buscar mais dados sobre o tema e assim avançar na jornada de compra.

 

Também são usadas ferramentas de automatização que identificam clientes em diferentes momentos da jornada, oferecendo materiais que sejam mais interessantes para cada etapa.

 

Mídias sociais

Entre os recursos de marketing para franquia se destacam as mídias sociais. É interessante avaliar qual mídia social pode ser mais interessante para se aproximar do cliente do negócio em questão.

 

Muitos optam pelo Facebook, mas na área empresarial, o LinkedIn também se mostra uma alternativa interessante para atrair franqueados, visto que é uma plataforma que valoriza o empresariado.

 

As mídias sociais permitem melhorar as estratégias de fidelização, fazendo com que aqueles que já são franqueados também tenham um meio dinâmico para contato com a franqueadora.

 

Marketing de Conteúdo

A estratégia fundamental do Inbound Marketing consiste no Marketing de Conteúdo. É a partir do conteúdo que será possível identificar e atrair potenciais clientes. Por exemplo, um e-book sobre os desafios do segmento criado pela franqueadora certamente será relevante para o potencial franqueado, que, em troca, vai fornecer os dados básicos, como nome, e-mail e telefone.

 

A partir desses dados, a franquia pode utilizar o e-mail marketing para manter esse potencial cliente ativo e absorvendo informações que o ajudem a decidir pelo fechamento do negócio. A transparência é o grande diferencial dos novos negócios, sendo positivo para a franquia optar por esse caminho.

 

Ações de suporte ao franqueado

Ao buscar uma franquia para investir, o empresário deseja informações sobre o suporte oferecido pela franquia para os atuais franqueados. Isso quer dizer que ações de marketing com os clientes já consolidados também são importantes.

 

franquia Ponto Natural, por exemplo, organiza uma premiação anual na qual exalta o trabalho dos franqueados de maior sucesso. O modelo de gestão é fundamental para fidelização dos clientes e também para mostrar a ambos os públicos, interno e externo, que a franquia é um investimento seguro e consistente.

 

O marketing para franquias permite a execução de diversas estratégias que, planejadas, geram um retorno sólido para o negócio. Quer acompanhar mais notícias de como usar o marketing a favor da sua franquia? Siga meu facebook

Fonte: alanterra.com.br

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