Como hoje é muito importante estar presente na internet e ser encontrado, aqui você decidiu criar seu site, alimentar um blog e se relacionar com seus clientes via redes sociais. A importância de fazer isso é clara, mas logo surgem dúvidas. Como fazer um site que atende a todos os parâmetros exigidos pelos buscadores? O que vou escrever no meu blog? Como vou atrair visitantes? Como engajar a audiência? Como investir certo no canal correto?
Bom, se essas dúvidas não surgiram na hora de você dar o pontapé inicial para investir no marketing digital, imagino que ocorreram um desses dois casos: você achou que era só criar um domínio com o nome do seu negócio e você já teria presença na web ou você já contava com um consultor em marketing digital.
Entretanto, por que alguém contrataria esse tipo de consultoria? Porque para suas ações trazerem resultados, você precisa de alguém para analisar o mercado e aplicar estratégias que realmente geram resultados. No caso, a pessoa quem faz isso e muito mais é o consultor e estrategista para o seu negócio.
Consultor em marketing digital: quem são e onde estão?
Uma empresa planeja tudo, então, por que não planejaria sua atuação online? Esse tipo de planejamento tem questões específicas que só alguém da área do marketing digital lhe ajudará a compreender, veja alguns assuntos a serem abordados por um consultor de marketing digital:
- Análise de presença online;
- Atuação dos concorrentes nas mídias digitais;
- Definição e criação de pautas de conteúdos para seu blog;
- Definição dos canais para campanhas;
- Definição da monitoria de sistemas, métricas e KPIs;
Como resolver essas questões sem alguém que entende do assunto? Caso tente resolver tudo por si só, você provavelmente, cairá num limbo em que grande parcela das empresas se encontram. Com um site desatualizado, sem aparecer nos sistemas de busca, sem campanhas ativas, basicamente sem retorno do investimento feito.
A mínima parcela que se salva, conta com um consultor de marketing que transforma seu negócio em autoridade no mercado, sabe identificar qual o público a ser trabalhado e suas necessidades, faz seu negócio aparecer na primeira página do Google, traz engajamento para suas campanhas, leva conteúdo e transforma acessos em conversões. E ainda tem o prazer em repassar para você todos os relatórios e métricas do que foi ajustado e do que ainda precisa ser trabalhado.
Não, ele não chega a trabalhar com milagres, mas ele sabe trabalhar com seu potencial e com uma visão de mercado que você não teria sem a ajuda dele, prestando atenção no que é falado sobre sua marca e trabalhando na forma como ela é vista.
A partir da contratação desse profissional, vocês podem construir juntos suas estratégias de atuação e pensar em como destacar sua empresa. Você pode entrar em contato com agências de marketing, de criação e otimização de sites ou até mesmo freelancers, só não pense em chamar aquele sobrinho que “entende tudo de internet” só porque fica o dia inteiro online.
O que as pessoas hoje buscam saber sobre uma marca, vai além do que a própria empresa diz. Elas querem opiniões diversas e informações relevantes que passem confiança para que possam consumir sem grandes preocupações aquele produto ou serviço ofertado. Com a consultoria é muito mais fácil crescer e atingir resultados positivos. Mas, tenha em mente que não dá para dizer se isso acontecerá em um mês ou um ano, este é um processo que demanda trabalho contínuo, análises e adaptações.
Tem espaço para todos conseguirem uma fatia do mercado, desde que saibam utilizar os meios e mecanismos disponíveis para não ser só mais uma oferta no mercado, só mais uma opção de franquia, só mais uma marca. Sente-se com seu consultor e busquem juntos um diferencial para o sucesso do seu negócio.
Fonte: alanterra.com.br