Como fazer o seu Hotel aparecer no Google Meu Negócio!

Como fazer o seu Hotel aparecer no Google Meu Negocio

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Seu hotel está precisando de mais visualizações online? O Google Meu Negócio é uma das ferramentas indispensáveis para destacar um negócio local.

Por isso, hoje vamos mostrar como fazer o seu hotel aparecer no Google Meu Negócio e como isso pode gerar mais resultados em marketing digital. Confira e aprenda a divulgar sua empresa no Google!

 

Por que fazer seu hotel aparecer no Google Meu Negócio?

 

Em primeiro lugar, esta é uma ferramenta gratuita que integra tanto os resultados de busca orgânica no Google quanto os resultados no Google Maps.

Assim, é uma forma gratuita de divulgar seu negócio para usuários próximos a sua localidade. 

Além disso, vale destacar que, segundo os dados fornecidos pelo próprio Google, o buscador recebe mensalmente mais de 3 bilhões de pesquisas por hotéis.

Desse modo, ao cadastrar seu hotel no Google Meu Negócio, sua empresa se torna mais facilmente encontrada pelos usuários que pesquisam por hospedagens na sua região.

Outras vantagens de usar o Google Meu Negócio para hotéis são:

  • Aparecer antes dos resultados das OTAs, o que ajuda a aumentar suas reservas diretas;
  • Ter um canal gratuito de interação direta com potenciais clientes;
  • Ter um perfil completo do seu negócio disponibilizado no motor de busca mais usado do mundo (Google), contendo as principais informações da sua empresa, como endereço, horários de funcionamento, produtos, serviços e comodidades do hotel;
  • Obter insights sobre o comportamento dos seus clientes por meio dos relatórios disponibilizados pela ferramenta;
  • Mostrar fotos do hotel diretamente no Google;
  • Integrar os anúncios do hotel no Google Hotel Ads para permitir o direcionamento de reservas diretamente pela ferramenta;
  • Aparecer ao lado dos resultados de pesquisa quando as pessoas procuram produtos e serviços que sua empresa oferece com investimentos em anúncios da Rede de Pesquisa Google, destacando seu hotel da concorrência;
  • Facilitar o acesso ao seu hotel por pesquisas pelo nome da empresa;
  • Melhorar a presença digital da marca.

Como fazer um hotel aparecer no Google Meu Negócio

 

O primeiro passo é criar e cadastrar sua conta no Google Meu Negócio.

Se a sua empresa já tem uma conta Google, por exemplo, no G Suite, Google Ads, é possível entrar com os mesmos dados de login.

Caso não possua uma conta, basta criá-la no mesmo endereço de login, conforme indicaremos abaixo:

Em seguida, acesse a página do Google Meu Negócio (http://google.com/business) e depois vá em “Gerenciar conta”, presente no canto superior direito.

Gerenciar Conta no Google Meu Negócio

Após criar sua conta ou entrar com seu acesso pré-existente, vá em “Adicionar novo local”, no menu lateral esquerdo. Então, você será direcionado para esta página (https://business.google.com/create). Nela, clique em “Inclua sua empresa no Google”.

Adicionar Novo Local no Google Meu Negócio

Se o hotel for exibido no Maps, ele aparecerá em uma lista suspensa durante a inscrição. Se for o caso, será possível selecionar seu hotel nas sugestões que aparecem enquanto você digita. Então, se todas as informações estiverem corretas, apenas escolha a sugestão. 

Depois, basta clicar em “Próxima” e continuar preenchendo o formulário de acordo com as características da sua empresa. O Google ainda perguntará:

  • A categoria de negócios;
  • Número de telefone;
  • URL do site;
  • Confirmação de vínculo com o hotel;
  • Opção de verificação.

Assim, responda ao formulário que aparece na tela e clique em “Próxima” até a finalização do cadastro.

 

Como melhorar o posicionamento online do seu hotel com o Google Meu Negócio

 

Depois de criar a conta do seu hotel no Google Meu Negócio, faça login no site da ferramenta (http://google.com/business), e configure todas as informações da sua empresa. Para isso, vá ao menu lateral à esquerda e clique em “Informações”.

Google Meu Negócio Informações

Aparecerá uma tela onde será possível editar:

  • O nome da empresa;
  • Categoria de negócio;
  • Área de cobertura;
  • Horários de funcionamento;
  • Telefone de contato;
  • E-mail;
  • URL do site;
  • Link para agendamentos / reservas (este link só será disponibilizado ao usuário se o hotel tiver sua conta verificada no Google Meu Negócio e integrar esta conta aos anúncios do Google Hotel Ads);
  • Serviços;
  • Produtos;
  • Comodidades;
  • Acessibilidade (se possui elevador, rampas e etc.);
  • Destaques;
  • Descrição geral da empresa;
  • Fotos.

Desse modo, é fundamental que você configure todas as possibilidades da aba informações do Google Meu Negócio. Pois, isso ajuda a ranquear de acordo com o fator relevância do algoritmo de busca local da ferramenta.

Se a sua empresa já tem uma conta Google, por exemplo, no G Suite, Google Ads, é possível entrar com os mesmos dados de login.

 

Mostre os diferenciais do seu hotel

 

A melhor maneira de mostrar as características do seu estabelecimento é por meio de fotos capazes de ilustrar tudo o que o hóspede encontrará no seu espaço.

 Então, capture boas imagens e poste frequentemente na sessão “Fotos” do Google Meu Negócio.  Isso ajuda os usuários a terem uma visão geral mais detalhada da sua empresa e ainda otimiza o fator relevância do motor de busca.

Afinal, o Google valoriza perfis atualizados e prioriza a apresentação desses perfis para o público próximo a determinada localidade.

 

Atualize os horários para datas especiais

 

O seu hotel funciona em datas festivas e feriados? Se sim, é importante manter esta informação atualizada.

Caso opere em horários especiais ou ofereça algum serviço diferenciado durante a data, é válido atualizar as informações do seu perfil.

Nesse sentido, vá até as opções de “Informações” do Google Meu Negócio e edite os horários para seus respectivos períodos. O Google já mostra determinados feriados, como Carnaval e Páscoa, por exemplo. Então, basta editar as datas com os devidos horários.

Com relação às novidades da empresa para o período, você pode postar novas fotos e inserir legendas atrativas para o evento. Ou ainda, ir em “Postagens” e aproveitar as opções:

  • Adicionar atualização: permite compartilhar fotos ou vídeos, incluir uma legenda e ainda inserir um botão direcionando para a ação desejada;
  • Adicionar um evento: também permite a inserção de fotos e vídeos, além de título e data do evento e mais um botão direcionando para a ação desejada;
  • Adicionar oferta: da mesma forma, aceita fotos, vídeos, data da oferta, link da oferta e ainda código do cupom, detalhes da oferta, termos e condições;
  • Adicionar um produto: com fotos do produto, nome e categoria do produto, preço, descrição e um botão de ação.

Google Meu Negócio Postagens

Dessa maneira, o perfil da sua empresa fica sempre atualizado e as chances do seu hotel aparecer nas primeiras colocações do Google Meu Negócio são maiores.

Além disso, seu cliente, os interessados na sua empresa, bem como no seu destino, terão sempre as informações mais relevantes sobre a realidade do seu negócio.

Responda às avaliações

 

Em suma, quanto mais avaliações positivas o seu hotel tiver, melhor será sua classificação no Google Meu Negócio e nos resultados da pesquisa, bem como no Maps. 

Segundo o Google,  avaliações positivas influenciam no fator destaque do algoritmo da busca local.  

Logo, para fazer o seu hotel aparecer no Google Meu Negócio da melhor maneira possível, é indispensável responder às interações na ferramenta.

A plataforma envia notificações por e-mail sobre novas mensagens enviadas pelo Google Meu Negócio. Além disso, você pode acompanhar as avaliações e comentários no campo “Avaliações”, no menu lateral esquerdo do site da ferramenta.

Google Meu Negócio Avaliaçãoes

Lá, é possível filtrar por “Todas”, “Respondidas” e “Não Respondidas”.

O ideal é verificar constantemente as avaliações enviadas e responder tanto às boas qualificações quanto às negativas, mostrando-se sempre disposto a melhorias no seu hotel.

Assim, esse histórico de interações fica registrado e os interessados pela sua empresa terão uma visão melhor do seu estabelecimento ao analisar as avaliações e respostas da sua organização.

Portanto, invista seu tempo em responder às interações e estimule os hóspedes a deixar uma avaliação após a estadia com seu hotel.

 

Compartilhe seu perfil no Google Meu Negócio com seus clientes e solicite uma avaliação da estadia

 

Como as avaliações são essenciais para o SEO local do seu hotel via o Google Meu Negócio, você pode aprimorar seu posicionamento ao solicitar mais avaliações de hóspedes que já estiveram no seu espaço.

Para isso, vá até o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio e, após o login, entre em “Informações”, no menu lateral esquerdo. Ao lado das edições de nome da empresa e demais detalhes da conta, você verá as opções:

  • “Ver na pesquisa”;
  • “Ver no Google Maps”;
  • “Compartilhar perfil da empresa”;

Compartilhar Perfil

É sempre bom analisar como os usuários visualizam sua ficha no Google Meu Negócio. Então, clique nas duas primeiras opções para verificar como está a aparência da sua conta na plataforma.

Então, para compartilhar a ficha do seu hotel com os seus hóspedes, clique em “Compartilhar perfil da empresa”. Abrirá uma janela com o link da conta do hotel no Google Meu Negócio. 

Desse modo, basta copiar este link e utilizá-lo em uma campanha de e-mail marketing, solicitando à sua base para entrar e deixar uma avaliação do seu estabelecimento.

Assim,  você mede a satisfação dos seus clientes e ainda tem um ótimo recurso para atrair outros hóspedes . Pois, quanto mais avaliações positivas, melhor sua qualificação no Google Meu Negócio e mais as pessoas se sentirão confiantes em experimentar suas comodidades.

 

O que é uma conta de hotel verificada no Google Meu Negócio?

 

O Google Meu Negócio é uma forma gratuita de hotéis gerenciarem suas informações comerciais, bem como uma oportunidade de personalizar os perfis da empresa na pesquisa do Google e no Maps.

Desse modo, quando clientes pesquisarem pelo nome da sua empresa ou por estabelecimentos na sua área de atuação, encontrarão mais facilmente as informações de acesso à sua empresa.

Assim, os usuários visualizam:

  • Site da empresa;
  • Rotas até o hotel;
  • Número de telefone para contato;
  • Avaliações de clientes;
  • Fotos;
  • Breve resumo da empresa;
  • E todas as informações cadastradas no seu perfil.

Só para ilustrar melhor, no desktop, quando digitamos no campo de busca do Google por “Hotel Fazenda 7 Belo”, logo ao lado dos resultados de pesquisa aparece a ficha do hotel no Google Meu Negócio:

Perfil do Google Meu Negócio

No celular, o primeiro resultado de busca pelo nome da empresa é a ficha no Google Meu Negócio, já com todas as informações do hotel e o link para o site, onde o usuário já pode fazer a reserva diretamente com o estabelecimento.

Já pela busca por “hotéis fazenda em Socorro SP”, que é a localização do hotel, o primeiro resultado é uma lista de estabelecimentos cadastrados no Google Meu Negócio, bem como no Google Hotel Search. Perceba que o 7 Belo já aparece também na lista dos primeiros resultados dentro desse destino.

Desse modo, para aparecer em destaque, é fundamental seguir as dicas apontadas anteriormente.

Busca Local

Assim, esta é uma forma de subir nas pesquisas, inclusive antes dos resultados das OTAs para hotelaria.

 

Aprimore os resultados locais do seu hotel com o Google Meu Negócio!

Portanto, se o seu hotel ainda não tem um cadastro ativo no Google Meu Negócio, crie e atualize as informações da empresa. Poste fotos, preencha todas os campos da ficha e responda às avaliações. 

Dessa maneira, sua empresa subirá no ranking do Google e sua presença digital será reforçada. Então, compartilhe com sua equipe e aprimore suas ações de marketing de busca!

 

banner agenda minPowered by Rock Convert

Mais posts

Você quer expandir seus negócios?

Podemos fazer isso juntos

Entre em contato
Open chat
1
Olá! Como Podemos te ajudar?